Às sete horas da manhã, Donald Nelson se levanta da cama, toma um café da manhã reforçado e se prepara para mais um dia de treino. Antes de sair para a rua, o americano naturalizado brasileiro faz alongamento e aquecimento, preparando o corpo para o percurso de cinco quilômetros que o espera. Nos últimos meses, as cenas se repetiram entre duas e três vezes por semana e fizeram parte da preparação de Donald para a Maratona Caixa de Santa Catarina, que será realizada no próximo domingo em Florianópolis. Um detalhe: aos 75 anos, Donald não brigará por medalhas, e sim por superação.
Continua depois da publicidade
– Venho buscando superar meus limites. É um grande desafio para mim – resume o aposentado, que no ano passado esteve na capital para acompanhar a primeira edição da maratona e se surpreendeu ao ver pessoas da terceira idade dando seus passos.
– Também sou capaz, pensei.
A paixão pela corrida é antiga, vem desde a infância. Aos 15 anos, ainda nos EUA, Donald competiu pela primeira vez. Depois disso, manteve a atividade física como hobby.Quando se aposentou, há 10 anos, voltou a praticar o esporte com mais freqüência, até que, em abril desse ano, encontrou na Maratona de Santa Catarina a oportunidade perfeita para voltar a participar de um evento oficial.
Continua depois da publicidade
Antes de dar início aos treinos, Donald, que mora em Itajaí com a esposa, procurou um médico e manifestou o desejo de correr os 10 quilômetros na maratona. Foi aconselhado a intercalar os treinamentos com os dias de descanso, para não sobrecarregar o corpo.
Desde então, o aposentado percorre cerca de 10 quilômetros por semana, alternando corrida e caminhada. Além disso, busca livros e artigos na internet que possam o ajudar a conhecer melhor o próprio corpo e não correr riscos. A rotina de atleta até chega a ser cansativa, mas Donald garante que o esforço vale a pena.
– Quando faço exercício fico mais ativo. Além disso, consigo provar para mim mesmo que estar na terceira idade não significa estar em declínio. Tenho algumas limitações, mas não me impedem de fazer o que gosto – completa.
Continua depois da publicidade
No próximo domingo, Donald irá correr os 10 quilômetros da Maratona Caixa de Santa Catarina. O evento esportivo, o primeiro no estado adequado às normas internacionais de maratonas, também possibilitará aos participantes competir em distâncias de cinco quilômetros. Já os atletas profissionais que disputarão a competição farão um percurso de 42,195 quilômetro, que terá a largada na Passarela do Samba Nego Quirido, seguindo para o Túnel, no sentido sul da Ilha.