A American Express Co. (AmEx) ganhou aval do Federal Reserve (Fed), banco central americano, para se tornar uma holding bancária, o que dá à gigante dos cartões de crédito acesso mais rápido a uma parte dos US$ 700 bilhões que o governo dos EUA está injetando nas instituições financeiras. A medida mostra a rapidez com que as empresas do setor financeiro, que há muito dependiam dos mercados de capitais, estão buscando reforçar suas fontes de financiamento.
Continua depois da publicidade
“Dada a continuada volatilidade nos mercados financeiros, queremos estar mais bem posicionados para tirar vantagem dos vários programas que o governo federal introduziu ou pode introduzir para apoiar as instituições financeiras dos EUA” disse, em comunicado, o presidente e diretor-executivo da AmEx, Kenneth I. Chenault.
A medida sugere que a AmEx vai se juntar à série de instituições financeiras que já se inscreveram no Programa de Aquisição de Ativos Problemáticos (Tarp, na sigla em inglês). Sob circunstâncias normais, uma empresa como a AmEx levaria meses para conseguir a aprovação dessa mudança. Mas o Fed abriu mão de seus procedimentos normais a fim de acelerar o processo.
Entenda a crise:
Continua depois da publicidade