O que se via em campo não era exatamente um banho de bola, o chamado futebol bailarino, mas quem sentou nas arquibancadas do Estádio da Colina na tarde deste domingo, no Tamandaré, testemunhou a consagração do América como o maior colecionador de títulos da Primeirona de Joinville.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias de esporte em Joinville e região
A mais nova aquisição da sala de troféus do clube – uma senhora taça, aliás – foi erguida após uma vitória por 2 a 1 sobre a Tupy, agora superada em títulos pelo adversário da zona Norte. São 17 conquistas do América, atual bicampeão, contra 16 do rival. O América também levou a melhor sobre a Tupy na decisão do ano passado.
Desta vez, parecia que o artilheiro Anderson conseguiria mudar esta escrita quando subiu de cabeça para abrir o placar a favor da Tupy, logo aos seis minutos de jogo. O time do Boa Vista não só estava mais perto do título, como ainda criava as melhores chances.
Continua depois da publicidade
Mas a taça mudaria de mãos novamente aos 21 minutos, quando passou a brilhar a estrela de Kiko, o nome do jogo: o atacante anotou de pênalti o gol de empate, batendo no canto direito do goleiro, e voltou a marcar no primeiro minuto do segundo tempo, concluindo uma bola cruzada. Nada mal para quem já enfrentava um longo jejum sem balançar as redes.
-Eu estava me cobrando bastante porque passei seis ou sete jogos sem fazer gols. Mas eu sabia, até comentei com os meus diretores, que nas finais eu me sobressaio – comemorou.
Foi o primeiro ano de Kiko, de 24 anos, na Primeirona. Ele jogava profissionalmente pela União Barbarense até o início do ano, mas largou o clube do interior paulista para tentar a sorte com o uniforme vermelho e branco. Se o futuro terá sequência ou não nos campos amadores, nem ele sabe dizer ainda.
Continua depois da publicidade
-Tenho algumas propostas do futebol profissional, mas agora é hora de aproveitar. Depois a gente vê – desconversou.
Além do título, o América foi premiado como a equipe mais disciplinada e com o troféu de goleiro menos vazado, que ficou com Bambam – o arqueiro ainda coroou a boa performance ao longo do campeonato fazendo uma defesa decisiva no último segundo de jogo, garantindo a vitória.
O artilheiro da competição foi Anderson, da Tupy, com 25 gols. A terceira colocação ficou com o Pirabeiraba.
Continua depois da publicidade