O América-MG foi punido nesta segunda-feira com a perda de 21 pontos na disputa da Série B do Brasileiro, por ter relacionado irregularmente o lateral Eduardo para quatro jogos da competição. A decisão foi tomada no início da noite pela 1ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por 4 votos a 1.

Continua depois da publicidade

O jogador atuou apenas por uma partida pelo América-MG, contra o ABC, mas, como ficou entre os reservas em outras três vezes (diante de Paraná, Oeste e América-RN), a punição é extensiva aos quatro jogos em que ele esteve relacionado na Série B. Eduardo não poderia atuar por mais nenhum clube na temporada, pois defendera antes São Bernardo, pela primeira fase da Copa do Brasil, e Portuguesa, em seis partidas da Série B.

O clube mineiro infringiu, assim, o Artigo 49 do Regulamento Geral de Competições da CBF e o Artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Além de perder 21 pontos em decisão da 1ª Comissão, o América-MG foi multado em R$ 4 mil. O clube vai recorrer ao Pleno do STJD. Enquanto isso, terá que amargar uma queda abrupta na classificação da Série B, passando da oitava para a última posição da competição, agora com apenas 12 pontos.

Com isso, o Bragantino subiu para o 16º lugar e, no momento, está fora da zona de rebaixamento. De acordo com o CBJD, o América-MG perdeu 12 pontos (pelas quatro partidas em que Eduardo assinou a súmula) e mais nove pontos (correspondentes aos três jogos que venceu com o atleta à disposição – contra Paraná, Oeste e ABC). O lateral foi apresentado como reforço em 27 de junho e já deixou o clube mineiro.

Continua depois da publicidade