Após ameaças do presidente eleito Donald Trump de rebatizar o Golfo do México para “Golfo da América”, a presidente do México, Claudia Sheinbaum, sugeriu nesta quarta-feira (8) que os Estados Unidos sejam chamados de “América Mexicana”. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
— Obviamente o Golfo do México é reconhecido pelas Nações Unidas. Mas por que não chamamos [os Estados Unidos] de “América Mexicana”? Nome bonito, né? Vamos chamar assim então — afirmou Sheinbaum apontando para um mapa que mostra o México com territórios que atualmente são dos EUA, e com o país norte-americano aparecendo em verde com nome de “América Mexicana” .
Trump defendeu a mudança de nome do maior golfo do mundo durante uma entrevista coletiva na terça-feira (7). No pronunciamento, o futuro presidente declarou ainda que pretende incorporar o Canadá aos EUA e tomar a Groenlândia e o Canal do Panamá.
A sugestão irônica de Sheinbaum foi feita com base na Constituição de Apatzingán, promulgada em 1814, mas que nunca foi implementada. O texto propunha a criação de um Estado em todo o território da América do Norte, que compreende México, EUA e Canadá. O mapa apresentado por ela era do século XVII.
Continua depois da publicidade
— O nome do Golfo do México é histórico e está registrando ante organismos internacionais, que o consideram como um referente náutico desde o século 16, antes da existência dos EUA — afirmou o assessor político da Coordenação de Comunicação Social da Presidência mexicana, Alfonso Suárez del Real.
“Golfo da América”
Trump defendeu mudar o nome do Golfo do México para “Golfo da América” durante seu governo, que inicia em 20 de janeiro. Ele não deixou claro qual seria o objetivo da medida, mas afirmou que os Estados Unidos fazem a “maior parte” do trabalho na região e que, portanto, a área deveria pertencer ao país.
— Nós vamos mudar o nome do Golfo do México para “Golfo da América”, que nome bonito. É apropriado porque o México tem um déficit enorme com a gente, e nós fazemos todo o trabalho lá — afirmou Trump.
O Golfo do México é o maior golfo do mundo, sendo cercado por terras da América do Norte e da América Central. A região tem uma superfície de aproximadamente 1,55 milhão km², e seu subsolo é rico em petróleo. Além dos EUA, o golfo banha o México e Cuba.
Continua depois da publicidade
A duas semanas da posse, o presidente eleito sugeriu anexar o Canadá e não descartou o uso militar para tomar o controle da Groenlândia e do Canal do Panamá. O republicano reiterou que aplicará “tarifas pesadas” para o México e o Canadá, alegando que são pelo alto fluxo de drogas entrando nos EUA.
*Sob supervisão de Luana Amorim
Leia também
Pepe Mujica anuncia que seu ciclo terminou e garante: “Estou morrendo”
Anúncio dos indicados ao Oscar 2025 é adiado por conta dos incêndios em Los Angeles