A Arena Joinville será mais uma vez o palco da grande decisão da Primeira Divisão de Amadores de Joinville, a Primeirona. De um lado, estará o América, maior campeão da competição, com 18 títulos. Do outro, o Juventus, que soma apenas um título em toda a sua história. Apesar da diferença da quantidade de troféus, um fato une as duas equipes: um incômodo jejum de títulos. Outro detalhe curioso é que a conquista será a primeira de um dos técnicos.
Continua depois da publicidade
O América não leva a Primeirona desde 2015. O tempo é relativamente curto, mas pesa porque o time tem sido montado para ser campeão. Em 2016, perdeu a final para o Pirabeiraba. No ano passado, caiu nas semifinais diante da Tupy, que não estava cotada entre as favoritas.
O técnico Benson afirma que havia um pouco de vaidade nos elencos que ficaram pelo caminho. Agora, enxerga atletas mais focados em buscar a 19ª taça. Um dos trunfos foi o fato de o próprio Benson, ex-jogador, ter virado treinador.
– Temos uma relação muito boa. Todo mundo ali jogou comigo. Mas é preciso um pouco de equilíbrio. Em alguns momentos, eles precisam te enxergar como um líder – observa.
Sobre a decisão, Benson afirmou que o América deve usar a vantagem com inteligência. Como fez melhor campanha, o Rubro pode empatar no tempo normal e na prorrogação para ser campeão.
Continua depois da publicidade
– Vamos jogar para frente, mas é claro que temos de aproveitar o que nos favorece. O problema é a prorrogação mesmo. Se acontecer, temos de ter cuidado porque é o momento no qual eles podem atacar mais, afinal, não têm nada a perder – observou o técnico.
Teco vê América como o favorito
No lado do Juventus, o técnico Teco Fernandes busca o inédito título na Primeirona. Embora colecione conquistas nas outras divisões e em outras disputas amadoras da região, levar o Juventus ao título será a façanha mais especial do treinador, especialmente pelo jejum que vive o Moleque Travesso do Iririú – desde 1964, o Juventus não é campeão.
– Esta é a minha quarta final e continuo lutando. Se vier agora, certamente será a coroação de um trabalho que fazemos há cinco anos no Juventus – afirmou.
Apesar da vontade de ser campeão, Teco reconhece que o América é favorito justamente por ter a vantagem na decisão. No entanto, ele acredita que esta vantagem só será maior na reta final do confronto.
Continua depois da publicidade
– Se tudo estiver igual e a vantagem der a eles o título, aí sim ficará difícil. No começo do jogo, a vantagem é pequena.
Domingo de decisões na Terceirona
Os jogos da volta das semifinais da Terceirona são outro atrativo do futebol amador de Joinville, com duas partidas neste domingo, às 16h. O União do Oeste precisa só empatar com o Napoli para ir à final. O rival, em compensação, só se classifica se vencer.
No duelo entre Estrela da Praia e Estrada da Ilha, a vantagem é do Estrela da Praia. Como venceu o jogo de ida por 1 a 0, pode perder a partida de volta, em casa, por até um gol de diferença. Portanto, o Estrada da Ilha só se classifica ganhando por dois gols de diferença. Os finalistas da Terceirona serão também os promovidos à Segundona de 2019.
Primeirona
Final – Jogo único
Sábado
16h – América x Juventus
Terceirona
Semifinais – Jogos de ida
Domingo
16h – União do Oeste x Napoli
(ida: 1 a 1)
16h – Estrela da Praia x Estrada da Ilha
(ida: 1 a 0 Estrela da Praia)