O grande clássico de Joinville está de volta neste domingo. América e Caxias vão voltar à campo com os times de master para disputar a Taça da Amizade, criada no ano passado para reviver a rivalidade e a amizade entre os dois tradicionais clubes da cidade. O amistoso vale um troféu transitório, conquistado pelo América na primeira edição da taça.
Continua depois da publicidade
O jogo acontece a partir das 9 horas no estádio Ernesto Schlemm Sobrinho, o Ernestão, no bairro Bucarein. A entrada para acompanhar o amistoso é gratuita e o objetivo é reunir os amigos e a comunidade para uma confraternização de fim de ano.
— É uma satisfação, uma alegria dos amantes do futebol amador, de todo o futebol de Joinville e Santa Catarina. É uma oportunidade também de mostrar que América e Caxias estão mais vivos do que nunca — explica Marcos Boettcher, diretor financeiro do Caxias.
Após a partir será realizado um churrasco com acompanhamento. Os interessados precisam reservar presença no churrasco até sexta-feira (6). O valor é de R$ 40 e cada porção serve até duas pessoas. Os telefones para reserva são (47) 99694-4053 (com Marcos) ou (47) 99609-5895 (Waldo).
América atual campeão da taça
A Taça da Amizade teve a primeira edição realizada no fim do ano passado no estádio Olímpico Sadalla Amin Ghanem. Após um empate em 1 a 1 no tempo normal, os dois times foram para os pênaltis e o América conquistou o título.
Continua depois da publicidade
A taça é transitória e volta a ser disputada neste domingo. Será a chance do Caxias conquistar o torneio e levar o troféu para casa. Já o América quer manter a taça no estádio Olímpico, pelo menos, até o próximo ano.
Antes do amistoso disputado em 2018, os dois times não se enfrentavam desde 1996. Naquele ano, o Caxias disputou pela última vez a Primeirona do futebol amador de Joinville.

Retorno do Caxias
O diretor financeiro do Caxias, Marcos Boettcher, explica que o clube vem de uma recuperação há cerca de dois anos. A diretoria trabalha em melhorias no patrimônio e para reduzir as dívidas.
Em 2020, o clube alvinegro completa 100 anos e a diretoria já planeja um ano inteiro de programação com comemorações ao centenário. Segundo Boettcher, o Caxias está revigorado e trabalhando para o futuro.
Continua depois da publicidade
— Pensamos em voltar ao futebol profissional mais para frente, daqui a três, quatro ou cinco anos. O clube não quer mais fazer aventura no futebol profissional, queremos primeiro cuidar do patrimônio — garante.
Neste ano, o Caxias voltou para o futebol amador na segunda divisão. Terminou o campeonato na 7ª colocação, mas garante que vai disputar novamente a competição no próximo ano em busca do acesso.

Histórias vitoriosas
Os dois clubes joinvilenses fizeram uma fusão do futebol profissional em 1976, dando origem ao Joinville Esporte Clube. No entanto, ambos já haviam construído uma história vitoriosa no Estado ao longo das décadas anteriores.
Fundado em 1914, o América acumula cinco título do Campeonato Catarinense. Foram dois bicampeonatos em 1947 e 1948, e 1951 e 1952, além do título de 1971. Já o Caxias, criado em 1920, conquistou três taças do Estadual. Os títulos foram em 1929, 1954 e 1955.
Continua depois da publicidade
Desde a fusão para a criação do JEC, o América disputa o futebol amador da cidade. O Caxias também chegou a participar da primeira divisão de amadores durante várias edições. O Gualicho voltou ainda ao profissional em duas ocasiões, sendo vice-campeão em 2003.