O ambulatório pós-Covid que será montado pela Furb, em Blumenau, vai poder atender pacientes até 16 municípios da região. O convênio entre a universidade e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí foi assinado nesta segunda-feira (2). A expectativa é de que a estrutura comece a receber os primeiros pacientes a partir do dia 16 de agosto.

Continua depois da publicidade

O contrato prevê a disponibilidade de atendimento para 65 novos pacientes todos os meses ao longo de um ano. Essas vagas serão divididas entre os municípios interessados no serviço e assim o custo também será proporcional para cada prefeitura. Serão aproximadamente R$ 3 mil por cada pessoa atendida.

> Receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp

Todas as 16 cidades que integram o consórcio assinaram o termo de adesão ao convênio, mas no primeiro mês de atendimento apenas duas compraram vagas. Blumenau ficou com 64 e vai desembolsar R$ 187 mil. Botuverá ficou com apenas uma. Caso haja demanda, mais cinco podem ser criadas.

A maior questão a ser resolvida pelas demais cidades para decidir se compram vagas é a questão do deslocamento do paciente, que precisa ser oferecido pela prefeitura da cidade onde ele reside. Se mais municípios aderirem ao serviço ao longo dos próximos meses, as vagas vão sendo distribuídas conforme a demanda.

Continua depois da publicidade

Para ser atendido na central pós-Covid o paciente terá de ser encaminhado pela unidade básica de saúde onde é referenciado. Ao chegar ao local, vai passar por uma avaliação completa e será levado para os serviços disponíveis dentro do ambulatório. A única exceção é a fisioterapia, que caso seja necessária deverá ser feita na cidade de origem da pessoa.

A alternativa de oferecer o serviço através de um consórcio reduz os custos aos municípios. Além disso, permite a mais cidades oferecer o atendimento integral ao paciente com sequelas da Covid-19 e tira esses casos das filas de espera de pessoas com outras patologias. 

A expectativa é que na central sejam executados 915 procedimentos mensais.

Não é possível afirmar quantos pacientes precisam de atendimento especializado após a infecção pelo vírus, mas alguns números podem dar uma dimensão. 

O Médio Vale do Itajaí soma quase 135 mil moradores contaminados ao mesmo tempo em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que uma em cada 10 pessoas que foram contaminadas pelo vírus apresentam problemas de saúde que persistem após 12 semanas.

Continua depois da publicidade

Mudança de planos

Quando a discussão sobre a criação do ambulatório pós-Covid começou, Blumenau planejava contar com a estrutura para atender exclusivamente pacientes da cidade. Entretanto, nesta segunda-feira (2), a prefeitura anunciou a contratação dos serviços da Furb através do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí.

De acordo com a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar (PSDB), a mudança de planos ocorreu por decisão da universidade, que optou por consórcio justamente para conseguir contemplar as demais cidades da região. 

Cidades integrantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde 

Apiúna

Ascurra

Benedito Novo

Blumenau

Botuverá

Brusque

Doutor Pedrinho

Gaspar

Guabiruba

Indaial

Ilhota

Luiz Alves

Pomerode

Rio dos Cedros

Rodeio

Timbó