Vendedores ambulantes criaram uma ação para ajudar na limpeza da praia do Rosa, em Imbituba, e conscientizar os banhistas da região. Os veranistas recebem copos de plástico para recolher as bitucas da areia e podem trocá-los por brindes, como copos de suco, cadeiras, guarda-sol e até aulas de surfe.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de SC por WhatsApp. Clique aqui e saiba como

Em entrevista à NSC TV, a ambulante Chaiene Kuhn Amaral explicou que o projeto surgiu por causa do aumento de lixo depositado na areia da praia do Rosa, principalmente, após o ano novo. Foi uma forma de ajudar a conscientizar os banhistas, mas também resolver o problema a curto prazo.

– Por enquanto, estamos guardando todas essas bitucas recolhidas na beira da praia para depois fazer a reciclagem final – acrescentou.

> Equipes recolhem mais de 100 toneladas de lixo das praias de Imbituba

Continua depois da publicidade

Os ambulantes entregam os copos de plástico vazios apenas para quem se interessar em participar do projeto. Os banhistas recolhem as bitucas durante o período em que estiverem no local e podem procurar qualquer uma das tendas na praia do Rosa para trocar pelos brindes.

Desde o início da ação, que começou nesta semana, já foram recolhidos 15 copos cheios de bitucas da praia do Rosa. Em entrevista à NSC TV, o banhista e morador de Criciúma, Marcelo Beza Cardoso, elogiou a iniciativa dos vendedores ambulantes de Imbituba.  

– É um incentivo muito bom para o pessoal ter a consciência de não jogar mais bituca de cigarro no chão. E para quem tiver na praia também ter a consciência de ver a sujeira e abaixar para limpar porque quem vai utilizar a praia somos nós – afirmou.

> Pedágio na Praia do Rosa é estudado pela prefeitura para conter aglomerações