As três novas ambulâncias do Samu entregues pelo Estado no início de março começam a atender as ocorrências nesta quinta-feira. Para transitar, as ambulâncias dependiam da compra de um óleo especial, o diesel S10, conhecido como óleo ecológico, que se caracteriza por ser menos poluente que os demais óleos utilizados nesses tipos de veículos.
Continua depois da publicidade
A primeira licitação do combustível, realizada há mais de um mês, não teve interessados, e a segunda concorrência, aberta na última quarta-feira, o único inscrito não compareceu.
– Após o cumprimento das normas e dos prazos exigidos no serviço público, pudemos, então, partir para fazer a compra emergencial -, esclarece o gerente administrativo e financeiro da Secretaria da Saúde, Hamilton do Nascimento.
O gerente ratifica que a compra emergencial foi realizada na manhã desta quarta-feira, o que garante a circulação das ambulâncias a partir desta quinta-feira. As ambulâncias representam a renovação de 75% da frota, que é de quatro veículos. Cada veículo modelo Mercedes teve um custo de R$ 122.750,00. Quanto às três ambulâncias do Samu municipal já utilizadas, duas serão devolvidas para o Estado em função do desgaste, enquanto uma ficará de reserva.
Continua depois da publicidade
Segundo Hamilton, os novos veículos permitirão realizar a manutenção preventiva.
– São ambulâncias que rodam 24 horas, atendendo casos seguidos de urgências e emergências. Elas necessitam de manutenção frequente para transitarem regularmente e, também, para garantir segurança aos profissionais e aos pacientes -, afirma.
De acordo com ele, cada veículo chega a percorrer até mais de 200 quilômetros por dia.
O Samu municipal se caracteriza pelo trabalho com a Unidade de Suporte Básico (USB), ambulância que presta os socorros imediatos, estabilizando o quadro clínico dos pacientes e realizando a transferência dos enfermos a uma unidade de emergência.
A Secretaria Municipal da Saúde é a responsável pelas quatro ambulâncias de suporte básico e pelo quadro de profissionais, que conta com um condutor socorrista e um técnico de enfermagem para os atendimentos em cada veículo, auxiliados sempre por um médico via rádio. O endereço da sede do Samu de Joinville é na rua Max Colin, 2.049, América.
Continua depois da publicidade
Já o Samu estadual é quem regula os atendimentos pelo fone 192. O Estado responde pela Unidade de Suporte Avançado (USA), veículo conhecido como UTI móvel, utilizado apenas em casos de emergência. O atendimento pela UTI móvel é feito por um médico, enfermeiro e um condutor socorrista. A UTI móvel se encontra no 8º Batalhão da Polícia Militar, na rua Aquidaban, 75, Glória, central de trabalho integrado da Polícia Militar, Samu (regulação) e do Corpo de Bombeiros.