A Prefeitura de Florianópolis entregou nesta terça-feira (09/07) três ambulâncias para a Secretaria de Saúde da Capital. Os veículos irão substituir os carros atuais das UPA sul e norte a UPA Sul, UPA Norte e o terceiro ficará como reserva na Secretaria de Saúde Municipal. Os carros devem passar por emplacamento nesta quinta-feira e devem ser entregues as Unidades até a próxima semana.
Continua depois da publicidade
De acordo com o município as últimas ambulâncias haviam sido adquiridas em 2005 (para atender a UPA Sul), 2008 (para atender a UPA Norte) e 2015 para a UPA Continente. Os três veículos custaram R$547.500,00, segundo a prefeitura.
O Secretário da Saúde de Florianópolis, Carlos Alberto Justo da Silveira, afirma que essas novas ambulâncias eram bastante esperadas e farão muita diferença no rápido atendimento à população.
A administração municipal ressalta outras ações feitas para reforçar o setor, como a implantação de um sistema de rastreamento nos veículos que fazem o transporte de pacientes em março de 2019 e a compra de onze novas ambulâncias em dezembro de 2018. Destes, nove para realizar o transporte de pacientes e dois destinados ao resgate de animais em situação de maus tratos.
Ambulâncias por habitante
Segundo a Confederação Nacional dos Municípios, a recomendação é que para uma população de até 19.999 habitantes local disponha de uma ambulância. Já nos casos em que o número de moradores está entre 20 mil e 49.999 dois veículos, de 50 mil até 99.999 três veículos, e para mais de 100 mil habitantes, um total de quatro veículos. Esses valores são referentes a ambulâncias Tipo A, que são aquelas simples, onde normalmente nela estão presentes dois profissionais da área da saúde, sendo um motorista e um técnico ou auxiliar de enfermagem usadas para remoções simples dos pacientes.
Continua depois da publicidade