Quais os fundamentos e como empreender um negócio ecológico? Como não cair nas armadilhas das empresas que praticam o greenwashing — a chamada maquiagem verde que tenta vender mais por meio de mensagens pró-natureza supostamente mentirosas? Essas e outras questões são debatidas no livro “Negócios Eco-lógicos na Era do Greenwashing”, escrito pela ambientalista Lívia Humaire e publicado pela Bumbal Editora.

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Depois de três anos vivendo na cidade de Basel, na Suíça, ela viaja ao Brasil para o lançamento do livro em duas capitais brasileiras, Florianópolis e São Paulo. Na Capital catarinense, a atividade será na Livraria Letraria, no bairro Campeche, em 31 de maio, às 19h.

A autora também será uma das palestrantes da Semana do Meio Ambiente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que é um evento de sustentabilidade da instituição dedicado a promover trabalhos científicos da área. Lívia, que se formou como geógrafa na universidade, dará uma palestra no dia 30, às 14h, e também será uma das juradas dos trabalhos da mostra.

Lívia fundou o primeiro espaço “desperdício zero” do país. Durante o período de isolamento social, provocado pela pandemia de Covid, ela criou o curso online “Formação em Negócios Eco-lógicos”, que orientou mais de 80 empreendedores, a maioria brasileiros, focados em desenvolver negócios sustentáveis.

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— Todo dia nasce um negócio que se diz “amigo do meio ambiente”. Mas será mesmo que essas empresas respeitam a natureza? Muitos negócios se aproveitam da boa vontade do consumidor em buscar soluções ecológicas, usam essa predisposição e boa fé das pessoas para vender produtos apenas embalados em papel verde e que se dizem “melhores para o planeta” — explica.

A ativista fundou a “Mapeei – Uma Vida sem Plástico”, a primeira loja do Brasil destinada ao movimento desperdício zero. Aberta em setembro de 2018, a loja foi vendida em 2020.

Além de falar sobre os fundamentos dos negócios ecológicos, o livro traz uma modelagem, chamada pela escritora de “Árvore Produto-lógica”. Nesse diagrama, o leitor pode fazer exercícios e simulações de seus próprios projetos ou mesmo conhecer estudos de casos nacionais e internacionais já modelados.

Há ainda um capítulo específico sobre greenwashing, ou os artifícios usados por grandes e médias empresas para convencer que um produto é sustentável ou ecológico quando, na verdade, apresentam informações confusas e imprecisas.

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— Estamos em uma década decisiva e não podemos perder tempo com essa maquiagem verde, com um produto que diz uma coisa em sua embalagem, mas na realidade é outra. Precisamos estar atentos — afirma Lívia, atualmente mestranda em Antropologia e Alterações Climáticas na Universidade de Coimbra, em Portugal.

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Materiais utilizados no livro

O livro “Negócios Eco-lógicos na Era do Greenwashing” tem orelha escrita por Larissa Bombardi, professora da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora do uso de agrotóxicos e traz casos de empreendedores recentes que foram ex-alunos de Lívia e hoje atuam em seus projetos ecológicos.

Ao final, a autora apresenta um relatório dos materiais utilizados no livro, desde as escolhas que fez dos papéis, todos com selo FSC (incluindo o kraft da capa), até a empresa gráfica que fez a impressão e que utiliza os insumos mais adequados.

— Precisamos incentivar e apoiar um processo de publicação menos agressivo ao ambiente e aos seres humanos. Trazer essas informações faz parte da minha tentativa de entregar uma ideia mais completa e um produto melhor — finaliza a autora.

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Serviço

Quando: 31/05/2023, 19h

Onde: Livraria Letraria (Rodovia Francisco Magno Vieira, 4397, Campeche)

Negócios Eco-lógicos na Era do Greenwashing

  • Lívia Humaire
  • Bambual Editora
  • 216 páginas
  • Preço de capa: R$ 62,40

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