Depois de meses de boatos, a Amazon, empresa famosa pelos leitores de e-book Kindle, lançou o seu primeiro smartphone, o Fire Phone. Como já se especulava, a empresa chegou ao competitivo mercado de celulares impondo respeito com o primeiro display 3D que não precisa de óculos e um sistema de cinco câmeras que rastreia o rosto do usuário.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias de tecnologia

Em um pequeno evento para 300 pessoas em Seattle nesta quarta-feira, o CEO da empresa, Jeff Bezos, mostrou como o sistema de rastreamento de rosto, chamado de Perspectiva Dinâmica, funciona. As novas câmeras com visão de 120 graus, posicionadas nos cantos e no centro da tela, percebem quando o celular é inclinado e mudam a perspectiva da imagem, permitindo a visão 3D em fotos, vídeos, jogos e mapas. O sistema, que começou a ser desenvolvido há quatro anos, também permite rolar a tela inclinando o gadget sem usar as mãos, funcionalidade chamada de auto-scrooll.

Com este lançamento, a Amazon tenta avançar em um mercado que não teve nenhum grande salto tecnológico desde o iPhone, avalia o diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro, Ronaldo Lemos.

– É uma boa tentativa, mas é cedo para ver se a ambição da empresa vai dar certo ou não. Depende dos usuários acharem a tecnologia útil e não só mais um enfeite – explica.

Continua depois da publicidade

Lemos também alerta para o potencial do rastreamento de rosto. Para ele, este é o primeiro passo na tendência do rosto virar o principal meio de identificação.

– Os dados sobre a face de uma pessoa são muito relevantes. Com esta informação, você poder fazer login pelo celular, mas, em pouco tempo. a Amazon pode começar a reconhecer o usuário em lojas e em outros aparelhos.

Além do 3D

Mesmo sem contar as inovações, a Amazon mostrou um celular de alta qualidade. O gadget traz um display 720p de 4.7 polegadas, processador Quad-core 2.2 Ghz, 2GB de memória Ram, 32GB de armazenamento, Gorilla Glass 3 nos dois lados ,alto-falantes dual stereo com Dolby Digital Plus e laterais emborrachadas.

A câmera traseira tem 13MP e um botão físico para o disparo. Na apresentação, Bezos mostrou uma comparação com fotos feitas pelo Galaxy S5 e iPhone 5S na qual o Fire parece ganhar em qualidade. O S5 possui uma câmera de 16MP e o iPhone, de 8MP.

Continua depois da publicidade

O aparelho também traz o novo recurso Fire Fly para escanear itens que reconhece obras de arte, programas de TV, objetos, e até números de telefones em imagens. Além disso, a empresa ainda oferece espaço ilimitado na Amazon Cloud Drive para os usuários armazenarem fotos.

O smartphone já está disponível para encomenda por valores a partir de US$ 199,99, mas só será lançado oficialmente no dia 25 de julho. Infelizmente, não há informações sobre a disponibilidade do aparelho no Brasil. O tablet Kindle Fire, lançado em 2011 nos Estados Unidos, ainda não chegou no Brasil.