Amaro de França é o nome que carrega na carteira de identidade, mas ele é chamado de Djeme (lê-se Dimi) Mocidade. E é assim que o bairro Salto do Norte conhece o responsável por tornar a comunidade referência quando o assunto é carnaval.
Continua depois da publicidade
Natural de Santos (SP), mora em Blumenau há 14 anos. Veio com a esposa e seis filhos. Foi numa conversa de bar com amigos que surgiu a ideia de trazer a paixão de Djeme para a cidade.
– Criamos em 2000, mas só saímos na rua em 2006 – relembra.
Desde lá, é Djeme quem cuida do carnaval da Mocidade Unidos do Salto do Norte, a única escola de samba ativa em Blumenau. Aos 57 anos, o carnavalesco visita os estabelecimentos comerciais da comunidade pedindo apoio para fazer o tradicional desfile na rua Johann Sachse.
Ao lado de Djeme, Zenoir Faria, o Buiu, é um dos incentivadores do samba na comunidade. O dono do bar que é o ponto de encontro do carnaval no bairro destaca a figura de Djeme na localidade:
Continua depois da publicidade
– e é bem-vindo aqui. Todos gostam dele.
Para o futuro, Djeme quer um terreno para construir o barracão da escola e guardar as alegorias. Por isso, Djeme apela para que a prefeitura ajude a escola com a doação de um terreno: assim o carnavalesco vai levando os dias com samba no pé e força de vontade.
Você conhece alguém que se destaca na sua comunidade? Envie a sugestão para geral@santa.com.br.