Entre setembro e dezembro deste ano, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promoverá dois cursos online, com 70 vagas ao todo, para cuidados de idosos com demência. As inscrições abriram nesta quarta-feira (28), e poderão participar das aulas cuidadores, familiares, profissionais e estudantes da área da saúde, além de pessoas que têm interesse pela temática.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O curso será por meio de uma plataforma digital, totalmente remoto, com aulas expositivas-dialogadas, vídeos, exercícios de fixação, entre outros.

Antes da perda de memória: sintomas precoces de Alzheimer podem aparecer aos 40 anos

Um dos cursos será voltado para o processo de envelhecimento, focando na compreensão de sinais, sintomas e progressão de demências. Com 40 vagas disponíveis, o curso “Cuidando do idoso com demência: estratégias práticas para familiares”, abordará a rotina dos cuidados diários, como alimentação, hidratação, higiene e sono.

Continua depois da publicidade

Entre os aprendizados, também estão técnicas de mobilização, gerenciamento de medicamentos e efeitos colaterais, rede de apoio e estratégias para conforto emocional, psicológico e religioso.

O que você pode fazer para estimular e melhorar sua memória

Este curso deve ser realizado nas terças-feiras, a partir das 19h, com início em 10 de setembro e término em 17 de dezembro. As inscrições começaram nesta quarta-feira, e seguem abertas até o dia 9 de setembro no site de inscrições da UFSC.

O outro curso, que oferecerá 30 vagas, nomeado “Cuidados a idosos com Doença de Alzheimer, Parkinson e demências similares”, será mais dirigido aos temas relacionados à família cuidadora e à profissão de cuidador de idosos. Nas aulas, os cursantes aprenderão sobre atividades básicas e instrumentais de vida diária do idoso, que incluem:

  • Cuidados de higiene;
  • Vestuário;
  • Mobilidade e transferência;
  • Promoção de hábitos saudáveis;
  • Alimentação;
  • Atividade física;
  • Exercícios.

Continua depois da publicidade

O conteúdo das aulas é dividido em dois módulos. No primeiro, estarão presentes os conceitos, a classificação e as fases da doença de Alzheimer e outras demências, além do tratamento farmacológico e conservador, a comunicação assertiva e as estratégias de cuidado frente aos sintomas psicológicos e comportamentais da demência também estão entre os assuntos tratados.

O segundo módulo foca na doença de Parkinson, como o tratamento, o papel da família e do cuidador no cuidado diário, as ações paliativas, a progressão da enfermidade, a comunicação assertiva, assim como as estratégias diante de sintomas psicológicos e comportamentais da doença.

Os encontros devem acontecer às sextas-feiras, das 14h às 18h, com início em 6 de setembro. As inscrições permanecerão abertas e devem ser feitas também no site de inscrições da UFSC.

Os dois cursos são iniciativas da Escola de Extensão, ação que é promovida pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFSC, para o segundo semestre deste ano. Entre alguns dos outros cursos promovidos pela universidade, estão o cultivo e manejo doméstico de plantas ornamentais, curso prático sobre declaração do imposto de renda, cuidado humanizado do recém-nascido para cuidadores, entre outros, que podem ser conferidos no site da Proex.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Não é terminal: médica de Isabel Veloso nega estágio de câncer de influenciadora

Imigrante retido em aeroporto de SP não está com Mpox, conclui instituto

Após duas cirurgias, Tony Ramos revela o que provocou hematoma intracraniano