A goleada por 6 a 0 sofrida pelo Criciúma para Botafogo neste sábado ainda não terminou. E parece que irá continuar durante a semana. Neste domingo, quando a equipe chegou ao estádio, cerca de 100 torcedores abandoaram o dias das mães e foram ao portão protestar. Entre os nomes mais criticados estavam o do diretor de futebol do clube, Cláudio Gomes.
Continua depois da publicidade
.: Muros do Heriberto Hulse são pichados depois de goleada
O dirigente atendeu ao telefone da reportagem do Diário Catarinense e deu respostas longas em uma conversa que durou quase oito minutos. Primeiro, Gomes comentou os protestos, mas eximiu de ser o “único culpado” pela má fase. Porém, afirmou que pode ser um dos responsáveis. O comandante do futebol tricolor também garantiu que o clube irá atrás de dois ou três reforços nessa semana e que, apesar da má fase e das críticas, tem total confiança no grupo do Tigre.
– Eu tenho certeza absoluta que o Criciúma vai fazer a melhor campanha dele da história. Vamos terminar o Campeonato Brasileiro entre os 10 melhores. Com o Cláudio, ou sem o Cláudio – disse o dirigente tricolor.
Continua depois da publicidade
Confira a íntegra do que disse Cláudio Gomes.
DC – Então, como a direção do clube se pronuncia após a derrota de ontem e os protestos de hoje?
Gomes – Decidimos que vamos falar no momento certo. Esse é um momento de reflexão, de avaliação estamos muito tristes e envergonhado com o resultado. Mas não podemos entender que seja uma terra arrasada. A manifestação é aceitável, mas desde que seja pacífica e no limite do xingamento. O torcedor tem o direito de reclamar e sabemos que foi uma apresentação vergonhosa. Agora é uma semana de muito trabalho, uma semana de avaliação e domingo temos outro jogo importante. Não é só pela derrota de ontem, mas sim pela forma como perdemos. A forma como perdemos. Agora é avaliar. Não é hora de ficar colocando a culpa em um ou outro e o principal é rever todas as questões. E a semana será de muito trabalho, para ter um bom resultado domingo contra o Internacional.
DC – Cláudio, não quero te ofender, mas tu te sentes culpado de alguma forma por alguma processo que ocorreu nesse início de temporada?
Continua depois da publicidade
Gomes – Culpado é um expressão muito forte. Eu acredito nesse elenco, que esse elenco vai terminar entre os 10 melhores do Campeonato Brasileiro. Estamos atrás de duas ou três peças que realmente podem dar equilíbrio para essa equipe. Não me sinto culpado, posso até ser responsabilizado. Agora eu não entro em campo, eu escolho e sou membro de um equipe. O presidente Antenor Angeloni participa de todas as decisões. Eu não posso chegar e dizer que sou culpado. A pergunta que coloco é a seguinte, então. Se o Criciúma for campeão, eu sou o grande cara? Se ele for bem, eu sou cara? O grande campeão sou eu então? Não, será o grupo, será o projeto que deu certo.
Agora, estamos com quatro jogos. Até o nono jogo do ano passado o Criciúma estava com 10 pontos em 13º lugar. Temos dois jogos em casa e três fora para chegar a isso ainda – quando será essa primeira pré-avaliação que faremos durante a parada da Copa do Mundo. Mas sinta-se à vontade, não me ofendo com a tua pergunta. E ela me dá oportunidade de explicar. Mas não há um culpado. Isso é um grupo de trabalho. Se tivesse perdido por 1 a 0, ninguém estaria falando tudo o que falou. Terminamos o primeiro tempo com mais posse de bola, e o gol foi uma falha individual. Mas isso acontece. Agora, no segundo tempo entramos realmente dormindo e o Criciúma teve um apagão. Mas não posso me colocar como culpado, porque estamos tentando acertar de todas as formas.
DC – Certo, mas você é um dos alvos do protesto?
Gomes – Sim. Eu sou um dos alvos do protesto porque temos aqui uma imprensa que instiga a pessoa e não o conjunto. Porque eu coloco a cara para bater, porque assume as responsabilidades. Agora eu vim para o Criciúma há quatro anos e estou no futebol a pedido do presidente para ajudar. Então não posso ser crucificado. Se o presidente entender no futuro que não eu sirva, tudo bem. Mas eu estou consciente do trabalho. Eu tenho certeza absoluta que o Criciúma vai fazer a melhor campanha dele da história. Vamos terminar o Campeonato Brasileiro entre os 10 melhores. Com o Cláudio, ou sem o Cláudio.
Continua depois da publicidade
DC – Alguma resposta, ou palavra direto ao torcedor do Criciúma?
Gomes – O torcedor tem todo o direito de protestar. Nós vamos buscar reforços, que é aquilo que ele espera e aquilo que ele quer. Temos certeza de que vamos buscar reforços e tenho certeza que esse time irá dar grande alegria à torcida. O protesto é aceitável, desde que sem violência. Mas em um momento como esse o que mais precisa é de apoio. Se o seu filho erra , você vai lá e dá um xingada, mas não vais ficar o tempo inteiro cobrando dele. Agora é um semana de apoio e de trabalho. Já fizeram protesto, já xingaram, o jogador já sabe. Então, o torcedor pode esperar que vamos buscar reforços. Vamos montar um time competitivo e volto a dizer que vamos terminar entre o 10 melhores do Brasil, com o Cláudio ou sem o Cláudio. Estamos firme. O presidente me ligou, é sempre ele que dá a palavra final e pediu para que segurássemos a pressão. Eles sabe do nosso trabalho. Essa semana vou buscar reforços e uma semana decisiva para nós nesse processo.