A manhã de ontem foi de aprendizado e conscientização para cerca de cem alunos da Escola Municipal Saul Sant?Anna de Oliveira Dias, do bairro João Costa, em Joinville. Eles visitaram a unidade de reciclagem da Termotécnica, maior produtora de EPS da América Latina, em uma ação alusiva à Semana do Lixo Zero. Na visita, as crianças puderam conhecer como funciona o processo de reciclagem do material – popularmente conhecido como isopor – na unidade que funciona no distrito de Pirabeiraba, zona Norte da cidade.
Continua depois da publicidade
Para a professora Rejane de Souza, a visita das crianças à fábrica possibilita a compreensão de que é possível utilizar o material para confecção de trabalhos, por exemplo, e que posteriormente o produto será reciclado sem riscos de poluição.
– Trabalhamos com um projeto de sustentabilidade com os alunos, mas desconhecíamos o processo da reciclagem do material. Pretendo passar uma atividade prática de confecção de maquetes utilizando o isopor sem medo do descarte. Ações como essa mostram para os alunos que quase todos os materiais são reutilizáveis e que devemos consumir com consciência – disse.
Para a estudante do 5º ano Sabrina Borges Barbosa, de dez anos, o passeio pela fábrica serviu de incentivo para ela, para os amigos e a família continuarem com hábito de reciclagem dos materiais em casa.
Continua depois da publicidade
– A visita é ótima para termos a noção de reciclagem e cuidado com a natureza. Em casa, eu já tenho uma base sobre a reutilização de materiais, separando os produtos junto com meus pais. O melhor é que poderei utilizar o que eu aprender sobre o material e a reciclagem dele – afirmou.
Leia as últimas notícias de Joinville e região
O presidente da Termotécnica, Albano Schmidt, participou da atividade e contou aos alunos que a unidade de reciclagem criada em 2007 na empresa surgiu para a conscientização da sociedade e das cooperativas sobre a importância da separação e reúso do EPS. Ele reforçou que o descarte responsável é um trabalho mútuo e a empresa faz a sua parte recolhendo o material em centros de triagem e depois encaminhando para a reciclagem.
– São as crianças que vão mudar os hábitos e os conceitos no futuro. A gente quer que elas disseminem essa informação. O nosso objetivo é ajudar a transmitir o aprendizado que tiveram aqui para seus familiares e amigos – destacou Albano.
Continua depois da publicidade