Na última terça-feira, 29, alguns alunos da Escola Estadual Intendente José Fernandes, nos Ingleses, voltaram para casa por não estarem devidamente uniformizados. Um deles foi o filho de 13 anos da Tânia Aparecida da Silva, diarista, que está cursando a 8ª série.

Continua depois da publicidade

_ Só a camiseta custa R$ 35, eu não tive condições de comprar o uniforme dele ainda. Mas ia providenciar já na próxima semana _ justificou ela.

:: Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis

Tânia tem dois filhos na escola. A mais velha, de 17 anos, estuda à noite, e neste período, o uso de uniforme não é obrigatório. Ela questiona o posicionamento da unidade de ensino.

Continua depois da publicidade

Uniforme foi decisão dos pais

O uniforme estabelecido pela escola é uma calça ou bermuda azul ou preta, tênis de qualquer modelo e cor, e a camiseta com o símbolo da escola, mas ainda existe a opção de usar a camiseta toda branca.

A assessora de direção, Lucineia Vieira, explicou que a escolha pela obrigatoriedade e pelas peças foi dos pais, que se reuniram em uma assembleia para discutir o assunto.

_ Estamos cobrando uniforme dos alunos desde fevereiro. Quando fizemos a assembleia com os pais, mandamos recado na agenda e até carro de som passou nos bairros avisando _ explicou.

Continua depois da publicidade

Lucineia disse ainda que quando a criança aparece sem uniforme, mas com uma justificativa na agenda, ela pode assistir aula normalmente. E caso não haja a justificativa, a diretoria liga para os pais, que podem levar ou não a roupa para que o filho troque e entre na instituição.

_ Mandar para casa é só em último caso. A exigência do uniforme é até uma forma de proteger o aluno, porque se acontece alguma coisa nas ruas, as pessoas vão saber que aquela criança é aluna da nossa escola _ garantiu a assessora, que disse ainda que quando os pais não têm condições, a própria escola se mobiliza para doar ou emprestar a vestimenta a estes alunos.

Governo não fornece uniformes

A Secretaria do Estado de Educação desde 2010 não fornece mais o kit com uniforme para as crianças da rede estadual. Por isso, as escolas têm autonomia para decidirem junto com os pais se cobrarão ou não o uso de uniforme por parte dos estudantes.

Continua depois da publicidade