Na manhã da última segunda-feira (26), alunos de uma escola municipal do bairro Vila Nova substituíram as carteiras das salas de aula por triciclos para uma aula bem diferente. A ação do projeto Na Pista Certa acontece por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Joinville, por meio da Escola Pública de Trânsito de Joinville, e uma instituição de origem espanhola que atua em 33 países.
Continua depois da publicidade
– Eu respeito as leis de trânsito. Ando apenas dentro da velocidade permitida e sempre levo minha filha na cadeirinha – são as palavras da personagem Volantina Blemblem, habitante da cidade Xirimitatá.
A história fictícia que envolveu os alunos da Escola Municipal Valentim João da Rocha, do bairro Vila Nova, foi contada pela equipe da Fundación Mapfre, durante a ação do programa Na Pista Certa, realizada no Sesc Comunidade do Vila Nova.
A história é contada em uma estrutura móvel, dentro de um caminhão, equipado com uma pequena arquibancada e uma maquete giratória com duas cidades, uma em cada superfície, que são o palco da história contada por dois funcionários da fundação.
Com muita descontração e arrancando boas risadas das crianças, a história contada fala sobre a família Blemblem. Volantina é a esposa do senhor João Guidão Blemblem que, além de respeitar as leis de trânsito, utiliza a bicicleta para se deslocar por toda a cidade de Xirimitatá, evitando a poluição. A filha do casal, a Solinha Blemblem, anda a pé, sempre pela calçada e só atravessa pela faixa de pedestres. Os personagens são feitos de materiais reciclados.
Continua depois da publicidade
A educadora infantil Daniele Guimarães Figueiredo Ramos, professora do 2º ano matutino da Escola Municipal Valentim João da Rocha, que esteve presente durante a manhã desta segunda-feira (26) com sua turma na ação, disse que a educação no trânsito deve iniciar inda na infância, para que os cuidados se reflitam na vida adulta.
– Eles estão aprendendo não somente na teoria, mas também na prática e isto é bem importante para a criança, que precisa vivenciar isto. É desde pequeno que a gente educa. Eles estão aprendendo aqui hoje e vão levar para a vida – comentou a educadora.
– Respeitar o trânsito, as pessoas. O cuidado com a cidade, com as ruas, de como andar na calçada, respeitar as placas e sinalizações – completou.
Educação para o trânsito
Para Ana Maria Dias da Costa, gerente da Escola Pública de Trânsito de Joinville, a parceria com a fundação é de grande importância para o ensino das crianças sobre os cuidados no trânsito. Ana também destacou o papel da educação na formação de cidadãos mais conscientes.
Continua depois da publicidade
– É através da educação que nós vamos conseguir um trânsito melhor, um trânsito mais humano, mais respeitoso, mais paciente. É através destas crianças que nós vamos encontrar um trânsito melhor no futuro.
Segundo Renato Ribeiro, coordenador pedagógico da Fundación Mapfre no Brasil, o programa O Na Pista Certa nasceu na Espanha e se difundiu pela Europa até chegar ao Brasil, atingindo 19 estados.
– Aqui no Brasil nós nacionalizamos o projeto. Esta história do teatro é coisa nossa e ela passou pela ideia de que a pedagogia tem que ser divertida e o teatro móvel, dentro de um caminhão, é um atrativo – conta Ribeiro, que também destacou os números da violência no trânsito.
– O trânsito é uma questão mundial. Hoje morrem 1,4 milhão de pessoas no trânsito todos os anos no mundo. No Brasil, é a maior causa de morte entre jovens de 14 a 29 anos. É pela educação que se transforma o mundo – disse.
Continua depois da publicidade
A ação segue no Sesc Comunidade do Vila Nova (rua Alvin Pasold, s/n) até a tarde de terça-feira (27). A partir de quarta-feira à tarde (28), o projeto vai levar as ações para o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Aventureiro (rua Theonesto Westrup, s/nº), e vai atender os alunos da Escola Municipal Senador Carlos Gomes de Oliveira e do Cei Namir Zattar. A expectativa é alcançar 1.200 alunos até o dia 31/8, com o fim das ações na cidade.