Com mochilas e bicicletas formando uma barreira no asfalto da rua Lauro Schroeder, no bairro Aventureiro, zona Leste de Joinville, cerca de 50 alunos impediram o trânsito em frente à Escola Municipal Senador Carlos Gomes de Oliveira por cerca de uma hora na tarde desta sexta-feira.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br

O protesto foi realizado para chamar a atenção para a falta de professores em duas disciplinas: ciências e geografia. Os alunos estão sem aulas dessas duas matérias há pelo menos dois meses. Embora o protesto tenha o apoio de pais e professores, só os alunos participaram da manifestação.

Agentes da Guarda Municipal orientaram o trânsito e garantiram a segurança do protesto. Embora apoiasse a atitude dos alunos, a direção da escola só se manifestou à imprensa por meio da Assessoria de Comunicação (Secom) da Prefeitura.

Continua depois da publicidade

O problema começou quando duas professores tiveram que se afastar da sala de aula por problemas médicos. Uma foi submetida a uma cirurgia e a outra foi afastada por doença.

Desde então, a direção tentou a substituição das profissionais, mas ninguém foi nomeado. As aulas para cerca de dez turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental foram substituídas por outras matérias ou os alunos foram dispensados.

Uma das professoras, que preferiu não se identificar, disse que houve uma série de pedidos para a substituição, mas não há previsão ainda para a retomada das aulas nas duas disciplinas.

Continua depois da publicidade

A secretaria de Educação informou que está cada vez mais difícil contratar professores para situações provisórias e pontuais como estas, mas negou que o problema esteja acontecendo em outras escolas.

– A Secretaria da Educação está providenciando a contratação emergencial dos professores substitutos. Os titulares pediram licença de saúde – diz a nota emitida pela Secom.