Campeões brasileiros da Imagine Cup, os alunos da UniSociesc de Joinville retornam a Santa Catarina com muitos planos para o WITBox, o protótipo que funciona como uma verdadeira “caixa-preta veicular”, colaborando para o esclarecimento de roubos de carros e acidentes automobilísticos. O projeto é vencedor da competição mundial de estudantes, organizada pela Microsoft, na categoria Inovação, sendo as outras duas Games e Cidadania.
Continua depois da publicidade
Agora, com foco na etapa mundial, o projeto passará por uma avaliação da Microsoft, nos Estados Unidos, durante um mês. O WITBox está entre os 190 representantes mundiais, podendo ficar entre os três finalistas e ser o grande campeão, no evento em agosto, na cidade americana de Seattle. Os alunos idealizadores do projeto, Alexandre Viebrantz, e Eduardo Garcia participaram do Notícia da Manhã desta terça-feira e falaram sobre o software. Ouça a entrevista na íntegra:
WITBox – O WITBox funciona de modo similar aos dispositivos instalados em aeronaves, registrando áudio e os dados do carro durante o seu uso, como velocidade, posição do volante e outros dados de telemetria, que podem ajudar na solução de investigações sobre acidentes. Também conta com sistema de rastreamento, bastante útil em casos de roubo e monitoramento de frota, por exemplo. Além disso, os dados anônimos podem ajudar a indústria automotiva a identificar falhas em seus veículos, tornando-os mais seguros. Os principais diferenciais do projeto, quando comparados com soluções similares, são uma coleta maior de dados o que permite mais assertividade em caso de acidentes, além da segurança e facilidade de uso, pois nenhum conhecimento técnico é necessário.