O aprendizado sobre a importância de manter o meio ambiente limpo e bem cuidado foi colocado em prática no sábado por professores, pais e alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Espinheiros, localizado no bairro Comasa, zona Leste de Joinville.

Continua depois da publicidade

Durante toda a manhã, cerca de 50 pessoas, incluindo moradores da comunidade, integrantes da Polícia Militar Ambiental e funcionários da empresa Embraco, participaram de um mutirão de limpeza numa área localizada junto ao mangue que fica ao lado da escola. A ação, organizada pela direção do CEI, faz parte de um projeto educacional que envolve a maioria das 247 crianças atendidas pela unidade.

-Trabalhamos muito a conscientização desde cedo. E mostrar na prática a importância de manter o nosso lugar limpo ajuda a despertar na comunidade o valor de cuidar da natureza-, destacou a diretora do CEI, Maria Eli Rabethge.

A escola é referência pelas ações voltadas ao meio ambiente. No ano passado conquistou o Prêmio Embraco de Ecologia. Com luvas, enxadas, carrinhos de mão e pás, as pessoas se motivaram em melhorar o cenário tomado por resíduos. A moradora Luana Menslin, mãe da aluna Letícia, quatro anos, se entusiasmou ao participar do evento com a filha.

Continua depois da publicidade

-Ela (Letícia) comenta em casa sobre os cuidados que devemos ter com o mangue e disse que haveria a limpeza. Por isso vim participar para contribuir-, destacou.

Dilnei Guarezi também tem o filho atendido pelo CEI Espinheiros e foi atraído pela iniciativa porque acha importante a família fazer parte das ações da escola. No mutirão foram recolhidos plásticos, garrafas, vidros, pneus, sapatos velhos, metais e diversos resíduos que deixavam a natureza prejudicada pelo desrespeito do homem.

A diretora destacou que essa ação e a participação da comunidade reforçam a mensagem de que todas as pessoas são responsáveis em manter a natureza preservada e os locais limpos.

Continua depois da publicidade