Mesmo ainda não sendo considerados profissionais de saúde, alunos do primeiro ano do curso de Medicina do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), no Vale do Itajaí, estão sendo vacinados contra a Covid-19.
Continua depois da publicidade
Seguindo o Plano Nacional de Imunizações (PNI) e o próprio Ministério — devido à escassez de doses —, o momento seria para a imunização dos grupos prioritários. A instituição se defende e diz que os estudantes têm contato com pacientes. Já a prefeitura alega que se baseia em um informe técnico do Estado que permite a imunização de acadêmicos.
> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa
O coordenador do curso de Medicina na Unifebe, o médico Oswaldo Quirino de Souza, é o secretário municipal de Saúde de Brusque. A instituição descarta qualquer tipo de influência.
Em nota, a Unifebe justifica que desde a primeira fase os estudantes realizam práticas como visitas, acompanhamento e assistência às famílias que utilizam os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Estas atividades são feitas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e demais instituições que integram o SUS.
Continua depois da publicidade
Na disciplina, os estudantes recepcionam os pacientes e realizam avaliação prévia de seu estado geral, por meio de anamnese (conversa inicial com paciente) e exame físico.
Com isso, diz a Unifebe, desde advento da Covid-19 os acadêmicos passaram a ter contato diário com pacientes contaminados ou com suspeita de infecção. Além disso, a vacinação dos acadêmicos da área da saúde estaria contemplada na primeira etapa do plano da Vacina Sinovac, da campanha nacional de vacinação contra a Covid-19, de acordo com o informe técnico estadual de Santa Catarina, emitido pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) e da Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV).
A universidade tem cerca de 2 mil alunos e 220 da Medicina estão aptos a receber a vacina.
Para o médico e secretário Quirino não há irregularidade:
— Não há relação entre o fato de ocuparmos os dois cargos. Tanto é que, nas outras Instituição de Ensino Superior (IES), se a cidade dispõe da vacina, alunos e professores estão sendo vacinados.
4 mil já vacinados em Brusque
Brusque tem cerca de 138 mil habitantes.
A própria Unifebe, no Centro da cidade, é o local de vacinação de todos os brusquenses. Até a última sexta-feira (19), 4.147 pessoas foram imunizadas no município. A maioria formada por profissionais de saúde e idosos com mais de 90 anos.
Continua depois da publicidade
A semana se iniciou com 667 doses disponíveis. Pelos cálculos da Vigilância em Saúde, cerca de 2,8 mil entre os 6 mil considerados profissionais de saúde já foram vacinados.