Cerca de 50 pessoas reuniram-se em frente ao Centreventos Cau Hansen na manhã de domingo para divulgar a participação dos joinvilenses na Rio +20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que vai acontecer a partir do dia 13 no Rio de Janeiro – e promover discussões para gerar conscientização social e ambiental. Alunos da rede pública, professores e membros da comunidade participaram da mobilização.
Continua depois da publicidade
Durante o evento, estudantes da Escola Sadala Amin Ghanem, que fazem parte do projeto bate-lata, fizeram uma apresentação com instrumentos de percussão feitos de materiais reciclados para chamar a atenção de quem passava pelo local.
Após a apresentação, alguns alunos e professores realizaram ainda uma roda de conversa sobre os temas que envolvem a sustentabilidade.
O objetivo da ação, segundo Ana Paula Souza, professora da rede municipal de ensino de Joinville e representante local do Comitê Facilitador da Sociedade Civil Catarinense para a Rio+20, foi promover uma discussão entre pessoas de diferentes gerações sobre o tema.
Continua depois da publicidade
– Já estamos trabalhando a sensibilização nas escolas para gerar conscientização social, ambiental e econômica, o tripé da sustentabilidade. Nosso intuito é despertar o olhar das pessoas para as questões sociais e ambientais nesse momento transitório de nossa civilização -, comenta.
Joinville será representada na Cúpula dos Povos, que faz parte da Rio+20, por três professores da rede municipal, uma diretora, além do presidente e a gerente-executiva do Fundema e o prefeito Carlito Merss, que apresentará os anseios e as ações que a cidade tem desenvolvido em prol da sustentabilidade.
A conferência da Rio+20, propriamente dita, é aberta apenas para os chefes de Estado.