O sentimento é de plenitude ao entrar no Parque Temático dos Sabiás, no Bairro Forquilhas, em São José. O canto dos pássaros e o ar, que parece ser mais puro por causa das belas plantas e árvores imensas, transformam o lugar de 35 hectares em recanto de aprendizado.
Continua depois da publicidade
Diariamente, a Escola do Meio Ambiente, da Secretaria de Educação de São José, que funciona dentro do parque, recebe alunos de todas as escolas do Estado. Mas não há cerimônias para quem quiser chegar com a família ou o namorado para um passeio daqueles de esvaziar a cabeça e encher o coração. Basta respeitar os horários. Com sorte, um monitor pode até tirar alguma dúvida.
Confira a galeira de fotos do parque
Caminhando devagar, é só escolher um espaço entre os gramados, mesas e bancos, geralmente usados para pequenos lanches admirando a beleza da flora. A trilha é charmosa, segura e bem sinalizada. Não deixe de conhecer também o viveiro de mudas, produzidas no local, doadas para a comunidade em geral. O local é regado somente com água da chuva. Há ainda um açude de 500 metros quadrados, onde vivem quatro cisnes – três pretos e um branco.
Continua depois da publicidade
Essas aves e muito mais. Recentemente, o fotógrafo Hiroshi Hattori Júnior ficou um mês pesquisando o parque e conseguiu encontrar uma ave em extinção que habita a reserva de Mata Atlântica: a maria-catarinense.
Os grupos de jovens são recebidos pelos professores que iniciam o encontro com uma palestra no auditório. O tema abordado neste ano é a Política Nacional dos Resíduos Sólidos. Depois da aula, os alunos são levados para fazer uma trilha de 1,8 mil metros, que contempla espécies da Mata Atlântica, aves e bichos em extinção.
Monitores guiam o percurso
e apresentam as espécies
Todo o percurso é conduzido por um monitor, que apresenta as árvores do parque, como embaúba, garapuvu, pau-jacaré, jerivás e palmiteiros. Se o grupo tiver sorte, também conhece de perto animais como tatu, cachorro-do-mato, cutia, ouriço-cacheiro, cobras e até lagartos, que vivem na mata.
Continua depois da publicidade
A programação do passeio, que precisa ser agendado e é rico em conhecimento sobre o meio ambiente, também conta com oficinas. No laboratório, após a hora do lanche, os jovens aprendem a separar o lixo que produzem. Em seguida, eles conhecem o viveiro de mudas e ainda aprendem um pouco sobre energia solar, que abastece toda a escola com as placas fotovoltaicas, que foram instaladas no pátio.
Visite
O quê: Parque Temático dos Sabiás
Quando: Aberto de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Onde: Rua Francisco Ignácio do Nascimento, s/n – Forquilhas
Informações: (48) 3247-3330.