A votação que irá decidir os Planos de Gestão Escolares (PGEs) e os diretores das escolas estaduais de Santa Catarina para os próximos quatro anos iniciou às 8h de domingo (3) e encerra às 20h desta segunda-feira (4).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Professores, alunos e responsáveis escolhem entre as 1.227 PGEs homologadas para pleitear a gestão e decidem o futuro da política educacional de 891 unidades da Rede Estadual de Ensino (o número de escolas é menor porque há unidades com disputa entre dois ou mais planos), com exceção de escolas indígenas, de assentamento, quilombolas e do Instituto Estadual de Educação (IEE).
Diferente das últimas vezes, esta eleição promove uma mudança na participação mínima de cada um dos segmentos eleitorais. De acordo com o regulamento do Estado, para o novo dirigente escolar ser eleito, é preciso uma taxa de presença de alunos, responsáveis e profissionais da educação de ao menos 50%, o que eleva a importância da adesão e do respaldo da comunidade no processo eleitoral.
Os PGEs tem por objetivo esclarecer metas, objetivos e ações dos próximos anos das escolas estaduais, na gestão de 2024 a 2027. Se o percentual de votos mínimos de cada grupo votante não for atingido, a eleição será invalidada e o diretor será indicado pela Coordenadoria Regional de Educação.
Continua depois da publicidade
Consulte aqui os planos de gestão propostos para as escolas estaduais de SC.
Após às 20h desta segunda-feira, ocorre a apuração dos votos e a divulgação dos resultados.
Veja quem pode votar nas eleições escolares
- Alunos devidamente matriculados na unidade escolar a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e Educação Profissional.
- Profissionais da educação em efetivo exercício na unidade escolar que compõem o quadro do magistério (Professor, Especialista em Assuntos Educacionais, Assistente Técnico-Pedagógico e Assistente de Educação).
- Um responsável legal por família dos alunos devidamente matriculados na unidade escolar.
Leia também
Mudança na Lei de Cotas afeta entrada de estudantes nas universidades de SC
Veja universidades, no Brasil e no exterior, que aceitam o Enem como forma de ingresso
Universidade Gratuita no TJ-SC: o que esperar do julgamento que decide o futuro do programa
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC