A história de Max Overseas, um malandro carioca tentando sobreviver na década de 1940, será interpretada pelos alunos da 7ª fase do curso de Teatro da Furb. Quinta e sexta-feira, às 20h, 10 estudantes do curso e oito atrizes e atores convidados apresentam A Ópera do Malandro, escrita por Chico Buarque em 1978. O espetáculo é dirigido por Pita Belli, professora do curso, e faz parte da matriz curricular da graduação.
Continua depois da publicidade
Ambientada em um bordel, a trama gira em torno de Max, ídolo dos bordéis. A temática retrata a malandragem brasileira no submundo da cidade do Rio de Janeiro, com a chegada das meias de nylon e dos produtos norte-americanos, que entravam clandestinamente no país. A Ópera do Malandro põe em cena a rivalidade entre o contrabandista Max Overseas e Fernandes de Duran, o dono dos prostíbulos da Lapa. No meio da briga está Terezinha, a filha única de Duran e de Vitória, e que se casa com Max sob as bênçãos do Inspetor Chaves, o Tigrão, que trabalha para os dois contraventores.
O casamento é o golpe final na família Duran: o desgosto dos pais de Terezinha – e a ameaça aos negócios – é o gatilho da trama em que todos tentam tirar vantagem de todos. A peça cria, ainda, outros personagens, como Geni e Lúcia, esta última filha de Tigrão e rival de Terezinha.
Por ser um musical, a montagem contará com a participação dos alunos do curso de Música, das disciplinas de Canto Coral I e III. Sob a a regência do professor Eusébio Kohler, os alunos darão conta da trilha sonora, cantada ao vivo. Pita salienta que a escolha pela interpretação da Ópera do Malandro ocorreu no fim de 2012 e que o primeiro semestre de 2013 foi de ensaios:
Continua depois da publicidade
– É muito importante para os acadêmicos passarem por todo o processo, conhecerem como é a montagem de um espetáculo. É uma forma de eles colocarem em prática todo o aprendizado que tiveram ao longo da graduação.
Além da direção de Pita Belli, o trabalho conta com a colaboração dos professores Olivia Camboim Romano, Ivana Deeke Furhman e Roberto Murphy. Para os figurinos, maquiagens e caracterização, o grupo contou com assessoria de Marcia Costa.
Serviço
Peça A Ópera do Malandro – Na sala S 113 do campus 1 da Furb, na Rua Antônio da Veiga, 140, Bairro Victor Konder, Blumenau. Grátis. Quinta e sexta-feira, 20h.
Continua depois da publicidade