Quatro alunos da Centro Universitário Católica SC, dois de Jaraguá do Sul e dois de Joinville, partiram nessa semana para uma competição em São Caetano do Sul (SP). Batalhas, desvio de obstáculos e seguir uma linha fazem parte dos desafios. Não são os próprios alunos, porém, que entram na disputa, mas suas criações: quatro robôs.
Continua depois da publicidade
Joe Jonas Vogel e João Pedro Schmitt, de Jaraguá do Sul, assim como Alexandre Gervasi Peixoto e Leonardo Schmitt Alves, de Joinville, estão acompanhados do professor Manfred Heil Junior em São Paulo, na competição que começou na quinta-feira e segue até o domingo. A Winter Challenge, produzida pela Robocore, é considerada um dos mais importantes eventos brasileiros voltados à robótica. Essa é a terceira vez que a equipe Wickedbotz, formada por alunos de Sistemas de Informação da Católica, participa da competição.
O coordenador do curso, Maurício Henning, explica que os robôs competem em três categorias. Apelidados de Ripper e Jaison, dois robôs competem em lutas, controlados via rádio. Outro é um robô autônomo de trekking, que utiliza GPS, bússola e sonares para desviar de cones em um campo. O último equipamento também é autônomo e segue uma linha pré-definida. A expectativa de medalhas reside especialmente no robô de trekking e em Jaison ou Ripper, que já ganhou medalha de prata em 2012.