Gestores da empresa ArcelorMittal Vega visitaram, nesta semana, as instalações da unidade do Senai de São Francisco do Sul para conhecer os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do primeiro semestre do Curso Técnico de Eletromecânica, parte do Programa Educação e Empregabilidade da empresa. O programa abrirá na próxima segunda-feira (27/05) as inscrições do processo seletivo para uma nova turma.
Continua depois da publicidade
Os alunos das duas primeiras turmas do curso apresentaram dez protótipos de transportadoras de bobinas de aço, confeccionados a partir da pesquisa sobre a aplicabilidade do equipamento na indústria. Os jovens usaram a criatividade na busca por soluções para os movimentos da transportadora, usando materiais reciclados e de fácil acesso. A tarefa interdisciplinar uniu os conhecimentos das aulas de elétrica, metodologia, ferramentas de qualidade e fabricação mecânica.
– O desafio dado aos alunos foi desenvolver projetos coerentes com as necessidades da empresa e eles precisaram fazer todo o planejamento antes da modelagem – conta Osvaldo Rodrigues, professor do Senai.
Os alunos tiveram de considerar as normas regulamentadoras relativas à segurança e à medicina do trabalho, aproximando-se ao máximo da rotina da empresa. “Aqui, estamos tendo a oportunidade de ver na prática os frutos desta grande parceria entre a ArcelorMittal Vega e o SENAI, que resultará em oportunidades de estágio na empresa”, explica Max Polastri, Gerente de Recursos Humanos e Meio Ambiente. Ainda este ano, os alunos com melhores desempenhos farão estágio em Vega.
O Curso Técnico de Eletromecânica abrirá uma terceira turma no segundo semestre, dedicada a jovens moradores de São Francisco a partir de 18 anos que tenham terminado o ensino médio. As inscrições para o processo seletivo começam no dia 27/05 e seguem até 12/06, no SENAI de São Francisco do Sul. Serão selecionados 30 jovens. Mais informações: (47) 3441-7660.
Continua depois da publicidade