Os acadêmicos do curso de Sistema de Informação do Centro Universitário Católica de Santa Catarina _ campus Jaraguá do Sul _ foram premiados na 10ª Winter Challenge, competição internacional de robótica realizada no último final de semana, em São Caetano do Sul (SP). O Robô A, da equipe Wickedbotz, faturou o primeiro lugar na categoria Trecking, aquela onde robôs autônomos percorrem um campo de futebol para localizar três cones.

Continua depois da publicidade

Joe Jonas Vogel e João Pedro Schmitt representaram a equipe formada por alunos de Sistema de Informação com parceria dos cursos de Mecânica e Elétrica.

_ Começamos a montar o Robô A no início do ano. Trabalhamos cerca de um mês na programação dele _ disse Joe.

Durante a competição, os estudantes tiveram três dias para realizar as tomadas de tempo do Robô A, que deveria completar o percurso em até 10 minutos. No último dia, a equipe percorreu o trecho em menos de quatro minutos.

_ Na tomada de tempo, tivemos de reprogramar o software porque o robô não estava conseguindo achar as coordenadas exatas do percurso no GPS. Trocamos informações com outros participantes e conseguimos corrigir o erro _ lembra Joe.

Continua depois da publicidade

Na avaliação do professor Manfred Heil Junior, os alunos quebraram um mito da competição. Há três edições, nenhuma equipe conseguia terminar o trajeto. Na final deste ano, a equipe da Católica SC superou a maior equipe de robótica do Brasil, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e também da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, entre outras.

Sugestões

O projeto do Robô A foi pensando para o desenvolvimento de uma empilhadeira autônoma. Manfred afirma que durante o evento trocaram ideias com outros participantes que sugeriram a adequação para uma cadeira de rodas inteligente.

Além dos alunos de Jaraguá do Sul, Alexandre Gervasi Peixoto e Leonardo Schmitt Alves, os dois de Joinville, participaram do evento. Segundo Manfred, os estudantes também participaram das batalhas de robôs, mas não conseguiram se classificar para a final.

_ O trabalho que desenvolvemos vem sendo feito há dois anos. O grupo de extensão coloca em prática o que aprendemos em sala de aula. Hoje estamos colhendo os primeiros resultados _ ressaltou Manfred.

Continua depois da publicidade