Os alunos catarinenses que irão para a semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, uma competição nacional que envolver todos os estados do país, serão escolhidos nesta sexta-feira, por uma comissão julgadora estadual. Os estudantes concorrem com textos nos gêneros de poema, memórias literárias, crônica e artigo de opinião.

Continua depois da publicidade

Os critérios a serem seguidos pela comissão estão publicados no site www.escrevendoofuturo.org.br.

Os alunos semifinalistas participarão com seus professores de encontros regionais em diferentes cidades, onde serão indicados os 152 textos finalistas. Nesta etapa, há também a seleção de relatos de práticas destinada aos professores dos alunos semifinalistas. Uma comissão julgadora específica seleciona um relato por polo. Na fase seguinte, professores e alunos finalistas participarão do encontro nacional em Brasília, onde serão anunciados os 20 vencedores.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é realizada pela Fundação Itaú Social e pelo Ministério da Educação em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A iniciativa oferece formação a professores da rede pública para o ensino do idioma para que estimulem a leitura e desenvolvam a competência de escrita nos alunos.

Continua depois da publicidade