Começou nesta quinta-feira em Joinville, a programação dos trabalhos do Projeto Piava – Prevenção a Incidentes de Afogamento no Verão em Água Doce. A primeira atividade foi uma palestra realizada com alunos da Escola Municipal Eugênio Klug. Alunos de outros oito colégios também receberão as orientações até o dia 29 de novembro.
Continua depois da publicidade
Além de dicas sobre prevenção de afogamentos, os estudantes são orientados sobre os cuidados com a preservação dos rios. Enquanto os palestrantes falavam, o pequeno grupo de alunos da escola de Pirabeiraba observava atento às orientações.
Leia as últimas notícias de Joinville e região
Constantemente, comentários e perguntas eram feitos pelos pequenos, que provaram que os assuntos abordados eram bastante conhecidos por eles. Mesmo assim, como não poderia ser diferente, as crianças também mostraram que têm muito a aprender. Numa dinâmica proposta pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), cada aluno recebeu um tipo de lixo diferente e teve que entregar numa das latas de lixo – de recicláveis e não recicláveis. A correção impressionou os alunos, que depositaram alguns resíduos recicláveis na lata de não recicláveis.
O coordenador de prevenção da Defesa Civil, Maiko Richter, falou sobre a iniciativa que começou há 11 anos em Joinville. Segundo ele, 75% dos acidentes, a nível mundial, ocorrem em água doce e não nas praias, o que motiva a execução do projeto.
Continua depois da publicidade
– Estamos dando uma ênfase maior na parte rural, onde as crianças têm mais contato com rios da região – afirma Maiko, que estima que 700 alunos participarão das palestras.
Entre os comentários dos primeiros alunos contemplados com o projeto, estavam frases como “perto da minha casa tem um monte de gente que joga lixo no rio”, “aí todo mundo sai perdendo”, “onde meu pai trabalha tem um monte de dengue”. A turma era formada por alunos do 3º ano, que têm entre oito e 10 anos de idade.
A partir de 17 de dezembro, está prevista a realização de blitze educativas na Estrada Quiriri durante os fins de semana nos meses de verão. Os visitantes vão receber orientações de como prevenir acidentes nos rios e também como evitar sujeiras nos locais de banho. A Defesa Civil estima que serão cerca de 4 mil veículos parados para receber as dicas.
Sidnei Andrade, coordenador da área aquática do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, afirma que a principal dica é a atenção dos pais com os filhos. Ele diz que muitos acabam se distraindo com seus celulares e deixam os filhos brincando. Outra preocupação é o consumo de bebida alcoólica, que deve ser evitado em passeios de família em rios da região.
Continua depois da publicidade
– Nossa participação é para auxiliar contra o risco de afogamentos. A gente orienta as crianças para que elas possam ‘frear’ os seus pais. Elas podem orientá-los – diz.
As palestras e as blitze contam com a participação da Defesa Civil, voluntários do Núcleo de Proteção Civil, Bombeiros Voluntários de Joinville e Sema.
Dados sobre afogamento apresentados na palestra:
Adolescentes têm o maior risco de morte
A cada 84 minutos, um brasileiro morre afogado
Homens morrem seis vezes mais que as mulheres
Crianças com menos de 10 anos se afogam mais em piscinas e em casa
44% dos afogamentos ocorrem entre os meses de novembro e fevereiro
Crianças com mais de 10 anos e adultos se afogam mais águas naturais
Afogamento é a segunda causa de morte entre crianças de 1 a 9 anos de idade, a terceira de 10 a 19 anos e a quarta de 20 a 25 anos
Orientações para escolha do local seguro:
Observar a correnteza
Ter informações do local
Conhecer a profundidade
Observar condições climáticas e eventos naturais como enxurradas
Verificar a existência de obstáculos como troncos, pedras ou galhos
Confira a programação das palestras nas escolas municipais:
18 de novembro, às 10h45, na Escola Francisco Rieper
21 de novembro, às 10h, na Escola Professor Júlio Machado da Luz
22 de novembro, às 9h15, na Escola Hermann Müller
23 de novembro, às 9h30, na Escola Professora Valeska May Egelmann
24 de novembro, às 9h30, na Escola Professora Senhorinha Soares
25 de novembro, às 9h30, na Escola Germano Lenschow
28 de novembro, às 9h30, na Escola Professora Isabel Silveira Machado
29 de novembro, às 9h30, na Escola Professora Maria Magdalena Mazzolli