A tradição de pintar casquinhas de ovos aguçou a criatividade dos alunos da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, no bairro Boa Vista, em Joinville. O estudante Gean Luiz Martins, de dez anos, já decorou pelo menos quatro ovos na aula de artes. A cor vermelha, que é a preferida dele, foi usada em todos os desenhos. Para dar um toque especial, ele acrecsentou brilho colorido sobre a casca.

Continua depois da publicidade

O resultado do trabalho de oito turmas da escola poderá ser conferido na Osterbaum (árvore de Páscoa, em alemão) que será montada em frente à Biblioteca Pública Rolf Colin, na praça Lauro Müller, no Centro.

Tradição do Norte da Alemanha, a árvore de galhos secos, que representa a morte de Cristo, será enfeitada com ovos de Páscoa para simbolizar a ressurreição.

A Escola Castelo Branco tem a missão de produzir 400 casquinhas para a Osterbaum, que deve ficar pronta no dia 13 de abril.

Segundo a Fundação Cultural de Joinville, o projeto conta com a participação de todas as escolas municipais e centros de educação infantil. No entanto, nenhum aluno foi obrigado a participar das atividades que envolver questões religiosas.

Continua depois da publicidade

Antes de os alunos mergulharem os pincéis nos potes de tinta, a professora de artes da Escola Castelo Branco, Thalia Hostim, trabalhou o significado da Páscoa com eles. Depois, os ensinou como quebrar as cascas dos ovos e higienizá-las.

Essa foi a primeira vez que o estudante Márcio Henrique Chaves de Santana, dez anos, trabalhou com as casquinhas. Ele gostou tanto da produção, que decidiu pintar ovos para a Páscoa da família. A diretora da Fundação Cultural, Dolores Tomaselli, informou que a Osterbaum terá cerca de cinco mil ovos.