Alunos da 4ª série da Escola Básica Professora Judith Duarte de Oliveira, no bairro Itaipava, em Itajaí começaram a receber nesta semana cartas de estudantes portugueses.
Continua depois da publicidade
A atividade integra o projeto Resgatando Raízes, criado para que os estudantes possam conhecer mais as manifestações culturais e a história de Itajaí.
As cartas vieram como respostas às correspondências enviadas pelos alunos da rede municipal de ensino de Itajaí aos estudantes da Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico, localizada nos Açores.
– Está sendo muito emocionante presenciar a reação das crianças recebendo cartas de outro país, com fotos, imãs de geladeira, postais, presentes e muitos questionamentos. Ou seja, nós vamos enviar novas cartas a Portugal com todas as respostas e mais perguntas – acrescenta a professora da turma, Patrícia Regina Wanderlinde Alves.
Nas cartas enviadas, os alunos de Itajaí se apresentaram aos novos colegas da Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico, nos Açores, e contaram um pouco sobre a cultura do país e do município, além de curiosidades sobre a escola, os amigos e o bairro.
Continua depois da publicidade
– O intercâmbio com as cartas está totalmente conexo à proposta pedagógica da Escola, que é incentivar a leitura, a escrita, a busca por novas palavras e incentivar a prática da pesquisa – salienta a diretora da Escola Kátia Cristina Estel.
A aluna Bruna Schmitt Merlo estava eufórica com as notícias vindas de sua mais nova colega portuguesa.
– Eu ganhei uma pulseira de Portugal, e eu não sabia que os Açores eram tão bonitos. Quero muito conhecer-explica. Já o aluno Gabriel Rosa Roberto, por meio da correspondência recebida, ficou conhecendo um pouco mais o método de ensino em Portugal. -Na Escola de São Roque do Pico, eles têm 11 professores – afirma.
O projeto
Por se tratar de um projeto interdisciplinar, o objetivo é contemplar o maior número de disciplinas possíveis. Entre os conteúdos abordados durante o projeto estão: localização geográfica das Ilhas dos Açores; colonização do litoral catarinense e de Itajaí; costumes e tradições açorianas e catarinenses (boi-de-mamão, festa do divino, pão-por-Deus, artesanato, lendas, pau de fita e Terno de Reis); Pesca (economia) e gastronomia local; história dos sobrenomes e gráficos e tabelas.
Continua depois da publicidade