No Núcleo de Educação Infantil Municipal de Florianópolis (NEI) Maria Elena da Silva, no bairro Ingleses, no Norte da Ilha, as crianças estão participando de aulas de educação física um pouquinho diferentes. O projeto “Esportes Radicais”, desta vez, ensina os pequenos a andar de skate.

Continua depois da publicidade

No ano passado, os 198 alunos da unidade tiveram aulas e dicas sobre surfe, e foram até a praia colocar os ensinamentos em prática. Este ano, a professora de educação física Luiza Oliveira de Liz escolheu o skate. A primeira parte do projeto ocorreu na sala de aula, quando se trabalhou a origem e a história do esporte.

Depois da conversa inicial, é hora da aula prática. Com ajuda das diversas professoras do NEI, as crianças descobrem diferentes posturas e velocidades do equipamento. Para treinar o equilíbrio, os pequenos aprendem a realizar manobras, como deslizarem em uma rampa. Também faz parte da prática desse esporte o salto, que é estimulado nas aulas de educação física por meio de uma série de brincadeiras, entre as quais a de pular corda.

De acordo com Luiza Oliveira, desde o início do projeto foi perceptível o desenvolvimento dos saltos e do equilíbrio das crianças. As de cinco e seis anos, e até algumas de quatro, já aprenderam a andar em pé no skate.

Continua depois da publicidade

— O importante é que a criança encare o desafio, participe e experimente se locomover de uma maneira diferente: sentada, deitada, ajoelhada ou em pé — observou a professora.

Como próxima etapa, a professora conta que pretende levar a criançada para conhecer uma pista de skate de verdade e leva-los para conhecer um skatista profissional. Claro, tudo com a maior segurança: levando para eles capacete, joelheiras e cotoveleiras.

Leia as últimas notícias sobre a Grande Florianópolis