Alunos e professores da escola municipal João Joaquim Fronza, no bairro Itoupavazinha, foram para a rua nesta sexta-feira para protestar contra a situação da obra de uma quadra esportiva na escola. Com data de término prevista para abril deste ano, a quadra está com a cobertura feita, mas o piso e demais partes inacabadas.

Continua depois da publicidade

De acordo com o professor da escola, Elias João de Mello, a obra iniciou em 2013 e a promessa era entregar a estrutura no primeiro semestre do ano passado. Um problema com a empresa vencedora da licitação fez a prefeitura suspender o contrato e o prazo de conclusão foi adiado, mas segundo o professor há duas semanas o trabalho novamente foi paralisado. Além da João Joaquim Fronza, o caso acontece também nas escolas Felipe Schmidt – na Itoupavazinha – e Pedro I, na Itoupava Central.

A construção da cobertura da quadra foi feita pelo governo federal através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, e custou cerca de R$ 131 mil.

Cobertura da quadra ficou pronta mas restante da obra ainda não foi feita (Foto: Gilmar de Souza)

A secretária de Educação de Blumenau, Helenice Luchetta, conta que as obras estão dentro do prazo, mas que houve o problema com a empresa contratada. De acordo com ela, a empresa que venceu a licitação fechou sem dar explicações e nem rescindir o contrato. Com isso, uma nova contratação foi feita no fim de 2014 e a obra por parte do governo federal foi finalizada, só então o município pode seguir com a sua parte:

Continua depois da publicidade

– A parte contratada pelo governo federal era a cobertura, e isso foi feito. É por conta do município fazer o piso, as grades e a pintura adequada. Mas só poderíamos começar isso depois que o governo tivesse feito a parte dele. Dava pra fazer algo simples e entregar logo, mas queremos oferecer uma quadra de qualidade, então será feito um piso com concreto 33% mais resistente, com drenagem, grades e uma boa pintura. Está tudo dentro do prazo previsto.

Segundo Luchetta, o município espera concluir as obras nas três escolas e entregar as quadras prontas até o fim do ano.