Os alunos da Escola Estadual José Maria Cardoso da Veiga, na Enseada do Brito, em Palhoça, receberam na manhã desta quarta-feira uma palestra do cabo Mauri, da Polícia Militar (PM). A ação ocorreu dentro da campanha a RBS SC, Segurança SC – Essa causa é nossa, em parceria com o projeto DC na Sala de Aula. O policial falou por quase uma hora para o estudantes do 7º ano, enquanto os colegas do 6º ano faziam o papel de repórteres por um dia.

Continua depois da publicidade

Segurança SC: acesse o site da campanha

Veja abaixo os textos e as fotos feitas pelos alunos em conjunto com profissionais do DC sobre a palestra desta quarta-feira:

A cobertura da palestra

Continua depois da publicidade

Cabo Mauri fala com os alunos do sétimo ano
Cabo Mauri fala com os alunos do sétimo ano (Foto: Roberto Scola / Agência RBS)

Um dos principais focos do encontro foi a orientação do policial Mauri sobre segurança pessoal. Segundo ele, em caso de estar sendo perseguido na rua, a pessoa deve entrar em uma casa habitada. O cabo também destacou a importância dos cuidados com a segurança na internet. Ele orientou os estudantes a não publicarem fotos íntimas. Outro cuidado é a atenção andar na rua com dinheiro e celular:

— Ao sair na rua com a mochila, a coloque na parte da frente do corpo porque atrás alguém pode colocar algo dentro dela ou até roubar.

O que disseram os alunos que assistiram

Alunos do sexto com a cartilha do DC na Sala de aula sobre prevenção
Alunos do sexto com a cartilha do DC na Sala de aula sobre prevenção (Foto: Roberto Scola / Agência RBS)

O aluno Elias, que participou do encontro, elogiou a iniciativa e disse que gostou de aprender principalmente sobre segurança no ônibus. A aluna Ariane, 12 anos, ressaltou o aprendizado:

Continua depois da publicidade

— Aprendi muitas coisas que eu não sabia.

Ela comentou ainda sobre o cuidado que se deve ter com bolsas e mochilas ao sair na rua. A Leonarda, 12, achou importante as explicações dadas por Mauri, assim como Ana Luisa, que comentou sobre o cuidado de não andar com muito dinheiro.

A visão dos professores

Aluno Thiago fotografa palestra
Aluno Thiago fotografa palestra (Foto: Roberto Scola / Agência RBS)

A professora Cristiane Machado, que é professora de alunos especiais da escola, participou da palestra. Ela lembrou de um crime presenciou. Contou que presenciou um assalto. Foi no caminho de uma padaria em Florianópolis. Um rapaz abordou um senhor com uma faca de cozinha e levou o dinheiro dele.

A professora reconheceu o assaltante como morador da comunidade onde ela reside e ficou em dúvida se chamava a polícia. Mas não precisou. A mãe do bandido percebeu que ele chegou em casa com algo que não era dele e acionou o 190.Outra professora que esteve no encontro foi a Liane Sampert. Ela contou que já foi assaltada e elogiou a palestra.

Continua depois da publicidade

A segurança da escola

Após a palestra do policial Mauri, entrevistamos a professora Sandra, diretora da escola. Ela disse que, a princípio, não há muitos problemas de segurança no colégio. Que para melhorar, os alunos precisam cumprir as regras de segurança.

— Na nossa escola temos a violência verbal, então prejudica a todos — relatou a diretora.

Sandra ainda contou que não há uma vigilante na entrada e saída da escola porque a unidade conta com 16 câmeras de monitoramento.

Os textos e fotos acima foram feitos em conjunto com os alunos do sexto ano da Escola Estadual José Maria Cardoso da Veiga.

Continua depois da publicidade

Escolhido em votação pelos catarinenses, o tema segurança será prioritário em 2016. Durante todo o ano, acompanharemos indicadores criados junto com especialistas na campanha Segurança SC – Essa Causa é Nossa. Você também pode participar desse movimento! Clique na imagem abaixo, acesse o site da campanha e saiba como. Em redes sociais, utilize a hashtag #SegurancaSC e compartilhe sua história sobre o tema.