A equipe Los Valentinos, composta por alunos da escola municipal Padre Valente Simioni, de Joinville, inicia a participação no World Festival, da First Lego League, nesta quinta-feira (18), em Houston, nos Estados Unidos. Os estudantes, com idade de 8 a 10 anos, são os únicos representantes brasileiros na categoria Explore no evento internacional.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
Os alunos chegaram aos Estados Unidos no último domingo (14) e fizeram visitas pedagógicas em museus e no centro espacial da Nasa. Nesta quarta-feira, o grupo passou o dia no local do evento para deixar tudo pronto para a exposição do projeto.
Veja fotos dos alunos de Joinville que foram para os EUA
A professora integradora de mídias e metodologias, Gilmara dos Santos, que acompanha os alunos nos EUA, diz que todos estão empolgados porque a participação no evento representa um grande reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas crianças.
Continua depois da publicidade
— É um incentivo para que continuem buscando soluções inovadoras para os desafios do mundo real — conta.
Projetos é focado em soluções inovadoras
Os estudantes ganharam a vaga para o World Festival com um projeto em que desenvolveram soluções inovadoras para levar energia renovável para localidades de Joinville. Eles pesquisaram sobre as necessidades da comunidade da Vigorelli e como poderiam fornecer energia limpa e sustentável. O trabalho foi desenvolvido antes da prefeitura de Joinville começar a revitalização da região.
Uma das soluções foi a proposta de instalação de uma roda d’água para geração de energia para a comunidade, enquanto a outra ideia sugere a utilização de placas solares para gerar energia limpa e renovável aos moradores. O projeto foi reconhecido na etapa nacional da First Lego League, em que conquistou o primeiro lugar na categoria “projeto de inovação”, em 2023.
Para a etapa internacional, em que o tema aborda a junção de arte e tecnologia, a equipe desenvolveu uma nova solução. O projeto tem a proposta de viabilizar, de forma online, todas as apresentações da escola, fazendo com que qualquer pessoa possa acompanhar a partir de um equipamento eletrônico. A ideia surgiu após visita das crianças à Escola do Teatro Bolshoi.
Continua depois da publicidade
Viagem aos Estados Unidos
Para viabilizar a viagem aos EUA, a equipe fez uma vaquinha online por meio da Associação de Pais e Professores (APP) da escola e arrecadou R$ 120 mil. Os recursos foram usados para a compra de passagens e hospedagem da equipe Los Valentitos.
Apesar do projeto ser feito em uma escola municipal, a prefeitura de Joinville não está apoiando financeiramente a campanha, já que a a arrecadação de recursos para custeio da viagem e participação no evento é de responsabilidade exclusiva da Associação de Pais e Professores (APP) da escola.
Procurado pela AN, o município afirma que não há previsão orçamentária para este custeio, visto que todos os eventos realizados pela secretaria de Educação são incluídos na Lei Orçamentária Anual.
O que é a First Lego League
A First Lego League é uma competição internacional de robótica que desafia crianças e jovens a desenvolverem soluções inovadoras para problemas reais do mundo. A competição é dividida em diferentes categorias, de acordo com a faixa etária dos participantes.
Continua depois da publicidade
O World Festival é o evento anual da First Lego League que reúne as melhores equipes de todo o mundo. Durante a competição, as equipes apresentam seus projetos para um júri de especialistas e participam de diversas atividades educativas e interativas.
Para chegar na etapa internacional, as equipes concorrem no nível regional e nacional, com escolas do Brasil todo.