Na bagagem há roupas, computadores, tablets, cartazes, um robô e muita expectativa. Os seis alunos do time de robótica, TecnobRob RED, do Sesi Escola, em Brusque, embarcam nesta terça-feira rumo à cidade de Aarhus, na Dinamarca. Por lá, eles participam de sexta até domingo do First League Lego (FLL) Open European Championship, campeonato internacional de robótica em território europeu.

Continua depois da publicidade

— A gente começou com o projeto totalmente diferente do que existe agora, que é sobre animais silvestres no meio urbano.

Percebemos que a primeira ideia não ia dar certo e mudamos, pois não condizia com o tema da temporada. Então a gente reparou que muitos animais estavam vindo para meio urbano e as pessoas não sabiam o que fazer. A gente percebeu que era preciso ter uma conscientização sobre o que fazer — explica a aluna Ana Carolina Nuss sobre o projeto que ganhou site, o Animal Friendship, um futuro apoio para a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Brusque.

O projeto brusquense baseado no desafio da temporada, Animais Aliados, venceu a etapa regional do FLL, em fevereiro, e se destacou na competição nacional, em março.

Continua depois da publicidade

— Estamos bem animados, eram 30 equipes e só as três primeiras passavam no regional. Ficamos nervosos e depois mais animados. A gente não passou direto no nacional, ficamos como suplentes, e quando percebemos que íamos para o mundial nos sentimos muito animados — comenta João Guilherme Comandolli Jordão.

Desde então o time mantém o foco na disputa internacional. Com metas estabelecidas, treinos e muitas aulas de inglês os últimos dois meses foram de preparação intensa:

— Eles têm três apresentações e cada uma tem cinco minutos. Como são falas e termos técnicos há um nível de dificuldade maior, inclusive para aqueles que têm inglês fluente. Também teve o ensaio do teatro e a tradução de todo o material impresso. Foi desafiador — comenta a professora Francineide Daivis dos Santos ao comentar o envolvimento de toda a equipe.

Continua depois da publicidade

Segunda participação em competição internacional

Está é a segunda vez que a escola de Brusque participa de um torneio fora do país. No ano passado uma equipe esteve em Saint Louis, cidade situada no Missouri, Estado Unidos. Na Dinamarca o sexteto do TecnoRob RED encara 119 times e será avaliado em três itens: a construção e design do robô — que precisa passar por obstáculos específicos em dois minutos e meio, oprojeto — que incentiva a relação entre homens e animais de forma amistosa — e o trabalho em equipe — a afinidade e colaboração dos integrantes.

— Alguns alunos já tinham a robótica desde pequenos, pois faziam a disciplina extracurricular, mas a educação tecnológica como disciplina faz dois anos. Entre os alunos há dois integrantes que já foram no ano passado para o mundial, mas toda a equipe precisa estar preparada pois a avaliação é feita nas três áreas — ressalta a professora e uma das técnicas do TecnoRob RED, Giane Moritz Duarte.

Além de Ana e João Guilherme, Thiago Day, Ana Carolina Uhlmann, Marcelo Chagas Azambuja e Arthur Felipe Carminatti fazem parte da equipe. Todos têm entre 12 e 15 anos e levarão a experiência de uma disputa fora do país como bagagem de vida.

Continua depois da publicidade