Um grupo de estudantes dos cursos de engenharia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) se uniu para ajudar jovens de baixa renda de Florianópolis a ter novas oportunidades e conhecimentos na área da tecnologia. Eles criaram o projeto social Code_for e a primeira iniciativa é um curso de programação web, que está com inscrições abertas.
Continua depois da publicidade
Yan Bieger, de 19 anos, estudante de engenharia mecânica, informa que a intenção do grupo formado atualmente por nove pessoas, é impactar a sociedade através do conhecimento. São todos universitários e voluntários da causa. Além disso, as aulas servirão como experiência para os futuros profissionais de engenharia, que poderão seguir a carreira de professor.
— Queremos capacitar, impactar e também aprender, ter experiência para, quem sabe, virarmos professor — diz.
O curso de programação está com inscrições abertas. Qualquer pessoa de baixa renda pode participar, mas a preferência é por alunos da rede pública. Durante as aulas, os estudantes irão aprender a linguagem da programação web, a criar sites e desenvolver alguns projetos que irão ao ar e poderão ser usados como portfólio pelo aluno após a conclusão do curso.
— Também queremos ampliar o interesse dos jovens para a área de tecnologia e ajuda-los a entrar no mercado de trabalho — comenta.
Continua depois da publicidade
As inscrições podem ser feitas pelo site do projeto. As aulas ocorrem no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), na Avenida Mauro Ramos, 950, Centro de Florianópolis, aos sábados, das 8h às 12h. A primeira aula está programada para este sábado (13). O curso terá a duração de 11 semanas e ao final os alunos receberão um certificado.