Estudantes do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Udesc Joinville, vão representar a instituição na fase Sul-americana da Maratona de Programação 2015. A equipe formada pelos alunos Gabriela Medeiros Mendes Nandi, Marcos Creuz Filho e Lucas Preischadt Pinheiro foi a primeira colocada na etapa regional da Maratona e conquistou a vaga para a próxima fase.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br

Na etapa regional, realizada em 12 de setembro, em Blumenau, 18 equipes de instituições de Santa Catarina se enfrentaram. A Udesc Joinville levou dez equipes à competição, e conquistou as três primeiras colocações.

– Foi um fato inédito e surpreendente. Os meninos estão muito empolgados. A gente se classificou bem, com três equipes, superando inclusive a UFSC e a UFPR – comenta o professor Cláudio Cesar de Sá, coordenador do programa de extensão Maratonas de Programação 2015.

Continua depois da publicidade

Seiscentas e dezoito equipes de 200 instituições de ensino superior do país se envolveram na busca por uma vaga na final. Dessas, apenas 60 se classificaram para a fase Sul-americana. No ranking nacional, as equipes da Udesc estão entre as 30 melhores.

As sete equipes melhor classificadas nessa próxima fase, que ocorre em 13, 14 e 15 de novembro, em São Paulo, participarão da final mundial, que será realizada em 2016, ainda sem local definido. O professor Cláudio Cesar de Sá salienta que o evento posiciona a Udesc entre as 60 melhores instituições do país na área de informática.

– Desde 2007, a Udesc vem se destacando na competição nacional, e quase sempre conquistando uma vaga para esta final brasileira. Este ano, o trabalho envolveu um grupo de aproximadamente 50 pessoas.

Continua depois da publicidade

Sobre a competição

Os participantes da maratona devem fazer uma prova, em inglês, com diversos problemas que devem ser resolvidos no prazo máximo de cinco horas. Os times, formados por três estudantes, têm à disposição um computador e todo o material escrito que desejarem, entretanto, não podem fazer uso de material armazenado em meio digital ou ter acesso à internet durante a competição. O time vencedor será aquele que resolver a maior quantidade de problemas em menos tempo.

A Maratona de Programação é destinada a alunos de graduação e pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, entre outros). A competição visa promover a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. O evento é realizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) desde 1996.