No Restaurante Forno e Panela, no bairro Costa e Silva, zona Norte de Joinville, são servidas cerca de 250 refeições por dia. Entre tantas mesas, a proprietária Talita Cipriani tinha dificuldades em saber o que os clientes pensavam do serviço oferecido pelo lugar.

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– O único retorno que tínhamos dos consumidores era na boca do caixa – lembra.

A solução para o problema foi encontrada na tecnologia. O restaurante foi um dos primeiros a aplicar, em dezembro, a plataforma Feedme, criada por cinco alunos da Udesc de Joinville. A ferramenta permite que consumidores avaliem um local, atribuindo notas a diferentes tópicos – como qualidade do produto, atendimento, ambiente, tempo de espera e preço. Também há um campo aberto, onde os clientes podem escrever críticas e sugestões.

A partir dos resultados, o estabelecimento consegue saber onde está acertando, quais são os fatores mais críticos do negócio e em que áreas é preciso melhorar. Com isso, também tem a oportunidade de dar uma resposta aos clientes, que são classificados em três níveis de satisfação: promotor, neutro ou detrator.

– Todo varejista se preocupa muito com a opinião dos seus clientes, mas muitos não têm um processo adequado para ouvi-los. A maioria ainda apela para fichas em papel – conta Pedro Góes, aluno do curso de engenharia de produção e um dos idealizadores da plataforma.

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Para dar o feedback, o cliente recebe um código do estabelecimento. Com ele em mãos, deve acessar www.feedmeapp.com.br e digitá-lo em um campo específico, para depois preencher um questionário que não dura mais de dois minutos. Como estímulo, quem contribui concorre a prêmios – no caso do Restaurante Forno e Panela, são almoços.

Por enquanto, o acesso à plataforma é possível apenas por meio do link, mas aplicativos do Feedme para sistemas Android, iOS e Windows Phone devem ficar prontos entre o fim de março e o começo de abril.

Experiência e planos

Na última semana, três dos cinco idealizadores do Feedme estiveram na Campus Party, em São Paulo. Além de Pedro, Camilo Griso e Tárliton Godoy – Jonatas Marques e Ramon Oliveira completam o time – participaram do mais importante evento de inovação do mundo.

Lá, foram selecionados entre mais de 600 startups para participarem do Projeto Startup & Makers, onde puderam apresentar suas ideias e ter contato com investidores – além, é claro, de enriquecerem conhecimentos sobre o mercado.

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Foi também na Campus Party que eles receberam retornos sobre a plataforma – o mesmo feedback que eles defendem como o grande diferencial do Feedme.

– O feedback transforma. Ele tem papel importante para o crescimento das pessoas e das empresas – avalia Camilo.

Depois dessa experiência, os estudantes planejam melhorias na plataforma. Outra meta é ampliar o número de estabelecimentos que a utilizam – hoje, são dois em testes. A própria Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joinville já teria manifestado interesse no Feedme, segundo os jovens.

Outro ponto que favorece a disseminação do Feedme é que a ferramenta pode ser aplicada não apenas em estabelecimentos de varejo, mas também em prestadores de serviços, como escritórios de contabilidade. Os tópicos a serem avaliados pelos clientes são personalizáveis, o que garante sua flexibilização para diferentes tipos de negócios.

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