A dois meses da Maratona Universitária de Eficiência Energética em São Paulo, a equipe CV, do curso de engenharia mecânica da Sociesc em Joinville, está com a base do protótipo do carro pronta, mas precisa de patrocínio para concluir o veículo e fazer os testes necessários para a competição.
Continua depois da publicidade
No ano passado, primeira vez do grupo na maratona, a equipe garantiu o 13º lugar, ficando na frente de equipes com mais tradição, como a da USP, UFSC e da Mackenzie.
O gestor de marketing da equipe, Fernando José Eble, conta que eles já reduziram significativamente o peso do protótipo, que no ano passado tinha a estrutura em aço e neste ano passou a ser de alumínio.
-Precisávamos de um automóvel mais leve, que consumisse menos combustível-, explica.
Continua depois da publicidade
Desta forma, eles reduziram o peso de 59,8 quilos para 25 quilos.
-A gente quer ficar entre os cinco primeiros-, revela Fernando.
Para atingir a meta, o grupo pretende aumentar a eficiência do motor, deixar a direção mais leve e substituir as rodas atuais por tubulares – utilizadas em bicicletas de competição -, além de aperfeiçoar a aerodinâmica e o sistema de freios. Para fazer essas modificações, a equipe precisa de mais recursos.
-Conseguimos 15 patrocínios, mas o custo total do carro é de R$ 20 mil e ainda faltam R$15 mil para concluirmos o protótipo-, afirma o coordenador do curso de engenharia mecânica da Sociesc, Marcelo Teixeira dos Santos.
Aplicar a teoria aprendida em sala de aula na prática é, na visão dos estudantes, a principal vantagem de participar do projeto.
Continua depois da publicidade
-Esses alunos acabam se destacando perante o mercado, é um diferencial para o currículo-, observa o coordenador.
A maratona acontece de 26 a 30 de agosto, no Kartódromo Ayrton Senna, em São Paulo.