Mais de 42 mil alunos da rede estadual de ensino em Joinville retornam nesta terça-feira às salas de aula após férias de dois meses. A garotada não poupou energia no reencontro com os colegas e na hora de conhecer os novos professores.
Continua depois da publicidade
Como todo o início de ano, alguns problemas marcaram o início do ano letivo. Em algumas escolas, ainda faltavam professores. Cinco unidades de ensino estão interditadas e ficaram de portas fechadas no início das aulas.
Ao todo, a rede tem 68 escolas em Joinville e deve receber neste ano mais de 45,5 mil alunos nos ensinos fundamental e médio. O Estado, assim como o município, também contou com turmas no turno intermediário.
A Escola Marli Maria de Souza, no bairro Paranaguamirim, está com 600, dos mais de 2 mil alunos, estudando entre às 11 horas e 14h30. O diretor-geral da instituição, Gustavo Soares, explicou que foi optado por colocar neste horário os alunos maiores de 6º ano até 8ª série. Desde que foi inaugurada, em 2003, a escola sempre teve turno intermediário provisório. “Nós não sabemos o que é uma escola com três turnos”, diz.
Continua depois da publicidade
No fim do horário matutino, por volta das 11 horas, a rua Éfeso foi tomada por crianças e adolescentes, que se misturavam à circulação intensa de carros, motos e até caminhões. Uma cena comum no Paranaguamirim, bairro com maior população de crianças de Joinville.