Depois de 11 meses de escolas fechadas por causa da pandemia de Covid-19, os 28 mil alunos da rede Estadual de ensino de Florianópolis em 39 instituições voltaram às aulas nesta quinta-feira (18). No Instituto Estadual de Educação (IEE), maior escola da rede, o retorno começou de forma gradual. 

Continua depois da publicidade

> Tire todas as suas dúvidas sobre a volta às aulas em Santa Catarina

Com um total de 4.964 alunos matriculados, nesta quinta, as aulas presenciais no IEE começaram apenas para os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio e primeiro ano do fundamental. Na sexta-feira retornam as turmas de segundo ano e, a partir da próxima semana, as demais turmas voltam por ordem decrescente de série. 

 Mesmo para os pais que optaram pelo ensino presencial, a preocupação com a segurança dos filhos na escola é grande. Leticia Ferreira, mãe da Júlia Costa do Amaral, de 6 anos, estudante do primeiro ano, conta que orientou a filha sobre os protocolos de segurança. 

— Eu instruí bem ela em casa para passar bastante álcool em gel, disse que não pode abraçar e beijar o amiguinho ainda e que tem que manter a higiene — disse. 

Continua depois da publicidade

Leticia Ferreira e a filha de 6 anos Júlia Costa do Amaral no primeiro dia de aula
Leticia Ferreira e a filha de 6 anos Júlia Costa do Amaral no primeiro dia de aula (Foto: Diorgenes Pandini)

Segundo o coordenador do IEE, Vendelin Santo Borguezon, uma semana de capacitação dos professores foi realizada para orientar sobre as medidas de segurança e novos planos de aula que eles precisarão seguir durante a pandemia. 

— Como a gente trabalha muito com papel, livros e provas, a gente fez todo um trabalho de evitar o compartilhamento, evitar a circulação de papéis e evitar até a própria prova e trabalho. Estamos orientando o professor para que ele possa utilizar a tecnologia para fazer isso — explicou o coordenador. 

Rede estadua de Florianópolis retoma aulas presenciais
Rede estadua de Florianópolis retoma aulas presenciais (Foto: Diorgenes Pandini/NSC)

Medidas como totens de álcool em gel espalhados pela escola, informativos na parede com orientações sobre os protocolos contra Covid-19, uso de máscara obrigatório para crianças a partir de 6 anos, medição de temperatura e cadastramento de QR code na entrada, foram adotadas para garantir que o retorno seja seguro e que os pais fiquem tranquilos com os filhos na escola.

> Quais as regras para a volta às aulas em SC e como denunciar desrespeitos