Os quarenta alunos da oitava fase do curso de Administração Empresarial da Udesc querem arrecadar o dinheiro até o mês de Junho. Para isso, realizam diversas atividades em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

– Já realizamos dois Happy Hour e este mês faremos uma série de pedágios para vender produtos com a marca da campanha ‘deLeite a Vida’ – conta a estudante Débora Puel.

A mobilização dos estudantes é fruto de uma das disciplinas do curso, chamada Programação e Projetos, em que os alunos devem desenvolver, divulgar e executar ações que beneficiem entidades públicas.

Continua depois da publicidade

Clique para ver o vídeo do projeto ‘deLeite a Vida’

– A iniciativa dos alunos veio em boa hora. Desde a inauguração do HU, há 17 anos, ainda não se conseguiu implantar um banco de leite. Esse espaço é muito importante para o hospital, pois o leite materno é essencial para a saúde dos bebês, é um antibiótico natural contra doenças – afirma a nutricionista do HU, Ana Berenhauser.

A criação do banco de leite vai permitir que bebês nascidos no HU, especialmente os prematuros, sempre tenham acesso ao alimento, já que algumas mães não produzem leite suficiente ou não podem permanecer no hospital durante o período em que os prematuros precisam ficar na incubadora. Quando falta leite materno os bebês precisam se alimentar de bebidas lácteas industrializadas que custam caro e não possuem os mesmos benefícios.

Atualmente o hospital universitário conta com a Central de Incentivo ao Aleitamento Materno, onde as mães recebem orientações sobre amamentação. A coleta de leite também é realizada, mas por não haver equipamentos específicos para pasteurização e armazenamento, o leite tem de ser consumido em até 15 dias.

Continua depois da publicidade

Com os R$ 60 mil reais a turma da ESAG vai comprar refrigeradores, bancadas, autoclaves, pasteurizador, entre outros equipamentos que possibilitam a utilização do leite até seis meses após a coleta. Além do apoio da população, os alunos esperam que os empresários locais possam ajudar na campanha. Uma conta na Caixa Econômica Federal foi criada para receber as doações:

Caixa Econômica Federal

Agência 1011

Conta Poupança 17529-8

Menos leite no inverno

Em todo o Estado existem 12 bancos de leite. Na Grande Florianópolis são três, localizados no Hospital Infantil Joana de Gusmão, Maternidade Carmela Dutra e Hospital Regional de São José. Nesses hospitais é feita a coleta do leite das mães que estão internadas, e de mães que já saíram, mas produzem leite suficiente para o filho e para doação. Mesmo tendo todos os equipamentos necessários, os bancos de leite enfrentam dificuldades durante o inverno.

– Quando chega o frio percebemos uma grande baixa no número de doadoras. As mães ficam menos estimuladas à vir ao hospital. Atualmente temos apenas 4 doadoras, quando o ideal seriam entre 25 a 30 – Conta Jaqueline Locks, enfermeira do banco de leite da Carmela Dutra.

Continua depois da publicidade