Encontrar soluções para tornar a escola um ambiente melhor, é um dos objetivos da maratona tecnológica, apelidada de hackathon. A terceira etapa da Saga do Conhecimento acontece neste sábado em Florianópolis e envolve cerca de 40 alunos e educadores de escolas públicas de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

A iniciativa da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e do Grupo RBS, busca estimular a formação dos jovens e valorizar o ambiente escolar. Na terceira missão do game alunos entre 11 e 16 anos devem, de maneira inovadora e colaborativa, apresentar soluções para problemas práticos da escola. Ao total mais de 140 escolas públicas participam de maratonas tecnológicas em Porto Alegre, Florianópolis e online. O projeto conta com cinco missões.

– Esta é a terceira missão, onde alunos precisam apresentar uma solução digital para resolver os problemas apresentados anteriormente. O objetivo é estimular eles, protagonistas da ação, a resolverem juntos os problemas-explica a coordenadora de projetos sociais da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Flávia Alves.

Flávia explica ainda que os alunos inscritos passam por cinco missões voltadas ao tema educação. A terceira missão, que ocorre neste sábado, premiará os três melhores projetos escolhidos por uma banca formada por especialistas em empreendedorismo. Cada uma delas irá receber R$ 1 mil para colocar em prática a solução proposta.

Continua depois da publicidade

-O principal objetivo não é ganhar, mas a oportunidade de jovens pensarem de forma colaborativa e protagonizar a solução do problema-conclui a coordenadora.

O especialista em gamificação e mediador da missão neste sábado, Carlos Idiart, explica que nas etapas anteriores alunos discutiram as ideias apresentadas e neste sábado dedicam todo o dia para colocar em prática a solução escolhida pela equipe. Oito equipes formadas por alunos e educadores, apresentam ao final do dia os trabalhos para a banca analisadora.

-É um desafio de ideias em soluções digitais, como se fosse em um mundo real-exemplifica Idiart.

Os hackathons

Os desafios propostos nos hackathons são resultado de um trabalho colaborativo realizado durante a Missão 2 de Logus que ocorreu em agosto. Durante as oficinas, foram debatidos dez problemas enfrentados por estudantes, professores e educadores que serviram como base para as equipes apresentarem soluções pensadas a partir de ferramentas digitais.

Continua depois da publicidade

Logus – A Saga do Conhecimento é um projeto que tem como objetivo estimular a formação dos jovens e valorizar o ambiente escolar, por meio de uma linguagem atraente para os estudantes. Em Porto Alegre, o evento conta com a parceria do Nós Coworking.