A dupla mais famosa da mesa dos brasileiros virou tema de estudo nas escolas da rede estadual de Santa Catarina. Feijão preto, vermelho, carioquinha, branco, fradinho, arroz branco e integral. Por meio de brincadeiras, desenhos, jogos educativos e aulas com nutricionistas, os alunos aprendem sobre as propriedades nutricionais e adquirem o hábito de se alimentar melhor dentro e fora da escola.
Continua depois da publicidade
O projeto Educação Nutricional da Secretaria de Estado da Educação, em parceria com as empresas terceirizadas que fornecem a merenda – Nutriplus e Risotolândia -, é feito em mais de 500 escolas. As empresas fazem palestras nos intervalos das aulas. No primeiro semestre deste ano, o tema abordado foi a pirâmide alimentar: e lá estão o arroz e o feijão.
Uma pesquisa feita entre junho e agosto nas unidades da rede estadual constatou que 92,5% dos estudantes consomem ao menos uma refeição oferecida na escola. E a maior parte deles, cerca de 38%, deram nota de 8 a 10.
– As nutricionistas estão semanalmente nas escolas, sempre em contato com as merendeiras que também são funcionárias das empresas e seguem o padrão desde a escolha dos ingredientes até o preparo – explica a integradora de alimentação da Gerência Regional de Educação da Grande Florianópolis, Elza Xavier.
Continua depois da publicidade
Na manhã de segunda-feira, os estudantes da Escola Nossa Senhora da Conceição, no bairro Roçado, em São José, receberam a visita das nutricionistas da empresa Risotolândia.
Crianças transmitem aprendizado em casa
Alguns nunca tinham visto o arroz e feijão crus e aprenderam a diferença entre o parboilizado e o integral. Após a aula, os pequenos capricharam na hora do almoço.
A diretora Cristiane Demétrio explica que os alunos criaram mascotes com frutas e verduras, trabalham em sala os alimentos e participaram de uma gincana:
Continua depois da publicidade
– Tínhamos alunos que traziam doces e salgados industrializados e mal comiam merenda. Agora estão com uma alimentação melhor e até cobram dos pais em casa.