Os alunos e uma professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) presenciaram uma cena constrangedora durante a ministração de aula on-line na última sexta-feira (16), em Florianópolis. Durante a videochamada do curso de graduação, um dos estudantes da turma deixou a câmera ligada enquanto fazia sexo. 

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias de SC por WhatsApp? Inscreva-se aqui

> Flagrante de sexo durante aula on-line será investigado pela UFSC

Desconfortáveis, a professora e os alunos precisaram interromper a transmissão da aula. 

– Não sei o que eu faço numa situação dessas. A única câmera ligada eu acho que é a câmera que não deveria estar ligada. É constrangedor, evidentemente. A gente está gravando, inclusive, essa aula – disse a professora durante a situação. 

Continua depois da publicidade

Assista ao vídeo:

> UFSC divulga a lista dos aprovados no Sisu; confira

Os alunos desconectaram e reiniciaram a apresentação da aula virtual. De acordo com a UFSC, a câmera aberta seria a de um aluno que usava o computador da namorada. 

Procurada pela reportagem, a administração central da universidade tomou conhecimento da situação durante a manhã deste domingo (18). Em nota, a UFSC informou, ainda no fim da manhã, que já estão sendo adotadas as medidas administrativas cabíveis a fim de apurar as responsabilidades acerca do episódio. 

Continua depois da publicidade

Segundo a universidade, o estudante já foi identificado. Serão apuradas, agora, provas e evidências e, a depender do parecer de comissão específica, podem ser aplicadas penas de advertência, suspensão ou até mesmo exclusão do estudante.

A universidade também prestou solidariedade à professora responsável pela disciplina. A conduta dos responsáveis pela divulgação do vídeo também será apurada. 

Leia a nota na íntegra:

“A Coordenação do Curso de Graduação em Administração, a Direção do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFSC informam que já estão sendo adotadas as medidas administrativas cabíveis a fim de apurar as responsabilidades de um lamentável episódio ocorrido em uma aula remota de disciplina oferecida a uma turma do curso de graduação em Administração da UFSC.

O estudante responsável pela conduta já foi identificado e deverá ser apurado o ato, no sentido de reunir as provas e evidências da grave falta disciplinar, com base na Resolução Normativa  017/CUn/1997. A depender de parecer de comissão específica, podem ser aplicadas penas de advertência, suspensão ou até mesmo exclusão.

Continua depois da publicidade

A Coordenação do curso, a Direção do CFH e a Prograd prestam total solidariedade à docente responsável pela disciplina, ao mesmo tempo em que irão requerer a abertura de procedimento para apurar não apenas a conduta do estudante, mas dos responsáveis pela divulgação do vídeo em que está configurada a infração disciplinar.

Além disso, manifestamos nossa absoluta defesa da professora, do curso em todas as suas instâncias e da UFSC, que não têm medido esforços para manter a reconhecida qualidade do ensino e da formação, diante de todas as restrições, limitações e ameaças à universidade pública brasileira.”

Leia também:

Enem 2020: com abstenção recorde, 55,5% dos alunos não compareceram ao segundo dia em SC

Guia definitivo para preparação de concursos públicos

Enquete BBB 21: quem sai no paredão entre Caio, Fiuk e Gilberto?