Um vídeo com imagens dos 500 músicos na Arena Jaraguá, no encerramento do 4º Femusc, em 2009, fez João Felipe da Fraga tomar uma importante decisão aos 15 anos: não importavam quais os meios, ele teria de fazer parte daquele mundo. Por sorte, ou destino, faltavam três dias para a abertura das inscrições da edição de 2010.

Continua depois da publicidade

Era a deixa para João Felipe iniciar uma relação duradoura com o Femusc, para onde ele retorna neste ano como integrante da orquestra residente, a norte-americana The Nicholls Camerata, atração da segunda noite do evento, na série Grandes Concertos do 10º festival.

– Antes do Femusc, eu nunca tinha assistido a uma orquestra completa ao vivo. Aquilo virou um sonho para mim – conta o jovem, que começou os primeiros estudos de violino em Cachoeiro do Itapemirim, cidade do interior do Espírito Santo.

>> Leia mais notícias sobre o femusc <<

Continua depois da publicidade

De estudante de violino de nível intermediário, João Felipe chegou ao programa avançado do festival-escola e, consequentemente, à tão sonhada participação nas formações orquestrais. Seu esforço chamou a atenção nos bastidores do evento. Em 2012, ele encarou a primeira audição como músico e foi aceito para a Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, no Rio de Janeiro. No ano seguinte, Alex Klein, fundador e diretor artístico do Femusc, já o instigava a ir além.

Oportunidade no exterior

– Lembro que o Alex me encontrou na edição de 2013 e perguntou como estava o meu conhecimento em inglês. Depois soltou: “Já está pronto pra sair?”.

Era o momento de João Felipe buscar oportunidades fora do Brasil, e a proposta para a Nicholls State University, indicada pelo próprio Alex Klein, soou perfeita para um rapaz que escolheu ter a música definitivamente como profissão. Em Thibodaux, nos Estados Unidos, João Felipe tem uma bolsa completa de estudos – ele cursa bacharelado em violino – e todas as despesas de moradia e alimentação pagas pela universidade.

Continua depois da publicidade

João Felipe está entre os seis brasileiros que fazem parte do grupo de instrumentos de cordas da universidade, que pela primeira vez participa do Femusc. Além de se apresentar nesta segunda, a camerata participa do principal concerto do dia 26. Nesta noite, eles tocam a Suíte para Cordas (L. Janacek), Concerto para Oboé e Violino (J. S. Bach), com a participação de Alex Klein, Serenata para Cordas (A. Dvor ak) e As 4 Estações de Buenos Aires (A. Piazzolla). Os integrantes também aproveitarão os programas de aula do festival.

:: Confira os 10 melhores momentos da história do evento: ::